Atendimentos do CadÚnico agora serão realizados exclusivamente nos CRAS de Hortolândia

Reforço das equipes dos CRAS otimiza acesso da população aos programas sociais

A partir de sexta-feira (12/04), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, comunica que os CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) ganharão reforço com as equipes que antes atuavam no “Espaço Incluir”, unidade que agora está desativada, continuando com outros tipos de serviços no local como prestação de serviços dos conselhos municipais, espaço de entidades etc. Com isso, o CadÚnico (Cadastro Único) passa a ser realizado exclusivamente nos CRAS. A medida visa otimizar o atendimento à população, com cadastramento e atualização de dados.

"Com essa nova sistemática, estamos aumentando a qualidade do serviço e  diminuindo o deslocamento das famílias e levando o atendimento para mais perto de onde elas moram", destaca o Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.

Atualmente, Hortolândia conta com 31.242 famílias cadastradas no CadÚnico. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social espera que a descentralização do atendimento contribua para aumentar o número de famílias cadastradas e beneficiadas pelos programas sociais.

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social reconhece que o atendimento realizado no "Espaço Incluir" foi importante para a população usuária dos serviços do CadÚnico, mas acredita que a concentração do serviço nos CRAS permitirá oferecer um serviço de melhor qualidade e rapidez e mais acessível para a população.

Saiba mais sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único é um sistema que reúne informações sobre as famílias em situação de vulnerabilidade, com dados utilizados pelo Governo Federal, pelo Estado e pelo município para implementar políticas públicas visando à melhoria da vida dessas pessoas.

Podem se inscrever no Cadastro Único famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias com renda mensal superior a meio salário mínimo por pessoa, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Centros de Referência de Assistência Social

CRAS Amanda: 3909-3642, 3909-2140 e 19 9 9976-1602 (WhatsApp)

Avenida Tarsila do Amaral, 540, Jd. Amanda.

CRAS Santa Clara: 3865-1133, 3897-2519 e 19 9 9817-0620 (WhatsApp)

Rua Estados Unidos, 217 – Jardim Santa Clara do Lago II

CRAS Novo  ngulo: 3845-7629, 3809-1945 e 19 9 9910-9085 (WhatsApp)

Rua Francisco Bereta, 330 – Jardim Novo  ngulo