Hortolândia terá short saia como novidade no kit de uniforme escolar para 2025

Confeccionados por bolsistas do programa Acerte, os próximos conjuntos de uniformes da rede municipal de ensino já estão sendo preparados

Com o objetivo de trazer uma peça moderna como opção confortável, especialmente durante os períodos mais quentes, a Prefeitura de Hortolândia entregará short saia no kit do uniforme de verão 2025 da rede municipal de ensino. As peças já estão sendo confeccionadas por bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), da Secretaria de Governo, matriculados no curso Costura & Moda do CQP II (Centro de Qualificação Profissional), órgão vinculado à Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. A iniciativa de costura industrial dos uniformes escolares faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), em execução pela Administração Municipal. A previsão é que os novos uniformes de verão sejam entregues no início do próximo ano letivo. As meninas receberão duas camisetas e um short saia, enquanto os meninos receberão duas camisetas e uma bermuda. A distribuição das 78 mil peças de uniformes de verão beneficiará os 26 mil estudantes de toda a rede municipal de ensino.

Para a coordenadora do CQP II, Edna Amaral, a confecção dos uniformes atende às necessidades escolares e, também, beneficia os moradores da cidade em busca de qualificação e recolocação profissional, por meio do curso de Costura Industrial. “Todos os anos este projeto vem crescendo e dando ótimas oportunidades para desenvolver profissionais na área de costura. Eu fico muito feliz e realizada com todo o resultado. Agora, vendo nascer novos modelos de uniformes, como shorts saia, eu sinto que os alunos vão amar e os pais também. A escolha da saia shorts como parte do uniforme feminino foi feita com o objetivo de oferecer mais conforto e liberdade de movimento às meninas, especialmente durante os períodos mais quentes do ano. O modelo também acompanha as tendências da moda, promovendo a autoestima das estudantes”, destacou.

Rebeca Maria Ramos Vieira, de 22 anos, moradora do Chácara Nova Boa Vista, participa do projeto que promove a confecção das roupas há um ano e se sente grata pela oportunidade. “É uma experiência incrível fazer parte da confecção desses uniformes. Saber que estamos contribuindo para o conforto dos alunos é muito gratificante. Fazer os uniformes foi uma oportunidade única, pois aqui eu consigo desenvolver essa minha habilidade de costura e também receber o bolsa auxílio que me ajuda tanto”, destacou a aluna.

A iniciativa representa um investimento de cerca de R$ 6 milhões por parte da Prefeitura, entre pagamento de bolsas aos aprendizes que fazem a costura e a aquisição de tecidos e aviamentos. Os bolsistas recebem R$ 710,00 por mês e cesta básica, por um regime diário de quatro horas de aprendizado.