Prefeitura divulga lista de selecionados para cursar Libras em Hortolândia

Aulas da formação presencial começarão na próxima terça (09/04), para profissionais da educação, e na quinta (11/04), para comunidade em geral

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia divulgou, na manhã desta quarta-feira (03/04), a lista dos selecionados, dentre os inscritos no grupo do público em geral, para fazer o Curso Básico de Extensão em Libras (Língua Brasileira de Sinais), que será promovida gratuitamente pela Prefeitura de Hortolândia, entre abril e novembro deste ano. Assim como estes futuros cursistas, os selecionados no grupo dos profissionais de educação foram avisados por e-mail e também por meio das próprias escolas onde trabalham.

Para selecionar os cursistas, o CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) adotou critérios como ter 18 anos completos, residir em Hortolândia, ser profissional da área e trabalhar com atendimentos ou em áreas que necessitem da comunicação em Libras, como as da saúde, do comércio e da prestação de serviços.

Uma das selecionadas na edição deste ano da formação foi a jornalista Paula Vialto, de 42 anos, que atua no Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Hortolândia desde janeiro de 2009. Surpresa ao receber a notícia, Paula afirma que ficou feliz com a possibilidade de participar das aulas.

“Sou da época da Xuxa e ela sempre usou muito Libras. Eu sabia todo aquele abecedário em Libras. Sempre gostei e pedia ao meu pai para comprar aqueles cartõezinhos de Libras, que vendiam antigamente com bala no semáforo. Mas nunca tive oportunidade e acabei não indo atrás. Vendo o pessoal trabalhar na Câmara com Libras, (serviço) que a gente tem, fico encantada, ainda mais vendo o pessoal fazendo música. Estou apaixonada. Já havia me inscrito outras vezes. Resolvi me inscrever mais uma vez e consegui ser selecionada. Estou muito feliz! Eu tenho uma criança neurodivergente, um filho com autismo. É legal, porque a gente começa a se interessar por outras coisas”, afirma a analista de comunicação, que soube da formação por meio das notícias publicadas no site do Executivo.

"O aprendizado nunca é demais. Fazer o curso de Libras foi uma experiência muito legal. A gente aprende o básico e já é uma grande porta de entrada para compreender mais a linguagem de sinais. Se pudesse, faria novamente o curso”, comenta a recepcionista Cristiane dos Santos Neves, de 48 anos, cursista da edição 2023.

Aulas começam na próxima semana

Segundo o guia curricular do curso, as aulas presenciais começarão na próxima semana, respeitando o seguinte cronograma: encontros semanais, das 18h30 às 20h30, a partir desta terça-feira (09/04), para profissionais da educação, e a partir desta quinta (11/04), no mesmo horário, para a comunidade em geral. Os encontros serão no CFPE, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. A formação terá duração de 120 horas e oferecerá certificação para aqueles(as) que tiverem mais de 80% de presença ao final do curso.

Integrar e incluir

De acordo com o CFPE, um dos objetivos de ofertar a formação é proporcionar aos cursistas conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais, de modo a permitir que se comuniquem com pessoas surdas, compreendam suas necessidades, os aspectos sociais, culturais e educacionais envolvidos, permitindo ainda a integração comunicativa e a inclusão escolar e na comunidade.

Outros objetivos são compreender o desenvolvimento histórico e cultural da comunidade surda brasileira e apresentar as características fundamentais da Língua Brasileira de Sinais, bem como utilizar a língua de sinais como meio de comunicação entre surdos e ouvintes, estabelecendo desta forma comunicação fluida entre surdos e ouvintes.

A Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão pela Lei de Libras nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Além de favorecer a inclusão social das pessoas surdas, a lei também contribui para garantir os direitos dos surdos como cidadãos brasileiros.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia esclarece que, ao contrário do que muitos imaginam, a língua de sinais não é simplesmente mímica ou gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. É uma língua com estruturas próprias, possui níveis linguísticos: fonológico, morfológico, sintático e semântico.

Confira os selecionados entre o público em geral:

• Adilene Sousa
  • Aldineia Martins