Novo parque linear e diversos serviços públicos serão realidade no Jd. Amanda, por meio do Novo PIC

Trabalhos da Prefeitura contemplam, desde o ano passado, todas as regiões da cidade

A etapa II do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento) também leva o desenvolvimento inteligente e sustentável ao Jd. Amanda, com ações da Prefeitura que planejam a cidade para os próximos 30 anos. O trabalho na região acontece em diversas áreas, com a previsão de inaugurações de novos prédios de serviços para a população, além da construção do maior parque socioambiental da cidade, previsto para a área ao lado da lagoa.

Ancorado pelos investimentos provenientes da linha de crédito do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), o bairro receberá, neste ano, o início da construção deste novo parque linear. A área de lazer será o maior espaço recreativo da cidade, com academia ao ar livre, parquinho infantil, estacionamento, além de 5.663 quilômetros de ciclovia e pista de caminhada.

Além da diversão e do convívio social sendo fomentado na região, a educação também está em fortalecimento com as ações do PIC. O bairro Chácaras Acaraí ganhou, no primeiro semestre deste ano, a nova Escola de Educação Infantil Adriana de Santi. Também há previsão de inauguração de uma escola infantil no Jardim Amanda. A Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Renato da Costa Lima será reformada com ampliação das salas de aula.

O mesmo trabalho acontecerá na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jardim Amanda 3, levando mais conforto para professores e alunos. Na Emef Taquara Branca, além da reforma e da ampliação das salas de aula, está prevista a cobertura na quadra esportiva da unidade de ensino.

A mobilidade urbana contribui com a atração de investimentos e facilita o deslocamento de um ponto para outro, além de facilitar a chegada e a saída da cidade pelas rodovias que cortam o município. No Jardim Amanda, o viaduto sobre a Rodovia dos Bandeirantes ajuda a evitar congestionamentos e a acessar vias que ligam às cidades da região e à capital paulista, por exemplo.

O Campo da Mina, um dos principais palcos do futebol amador, será reformado e, ao lado, ganhará a construção de um campo society, com grama artificial e mais fácil de ser cuidada e preservada. Este será um dos 15 espaços deste tipo que a cidade terá. Os pets também não ficam de fora com a implantação de mais um “ParCão” e da UBS (Unidade Básica de Saúde) da Saúde Animal.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro, a reforma vai ampliar, potencializar e facilitar os atendimentos com qualidade para a população.

A cultura no Jardim Amanda também foi renovada com a inauguração da Escola de Circo, realizada em março. Ali, novos talentos poderão surgir levando o nome de Hortolândia pelo Brasil e para o mundo todo. A Escola de Artes Augusto Boal ganhará reforma e construção de um Cineteatro, mesclando o lazer com a cultura e ampliando as opções para todos.

O cuidado social e a segurança seguem em alta na cidade com a criação de um novo prédio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) para o Jardim Amanda. Estes trabalhos também são parte da segunda etapa do PIC. Os novos totens inaugurados neste ano também estão no bairro entre a avenida Brasil no cruzamento com a avenida Tarsila do Amaral e no canteiro central da avenida Santana com  a avenida Brasil. Os novos totens são a forma mais rápida de acionar a Guarda Municipal para atender ocorrências.

O Novo PIC da Prefeitura já está em andamento desde dezembro do ano passado e estabelece metas que conciliam inovações tecnológicas com investimentos em infraestrutura, para garantir o crescimento ordenado e planejado de todos os bairros e regiões da cidade. Já foram anunciados os principais projetos que visam o desenvolvimento econômico e social da cidade, com olhar atento ao cuidado das pessoas e ao meio ambiente.

A etapa II do PIC também contempla obras de infraestrutura pelo Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata), intervenções de reforma, ampliação e construção de unidades escolares, de atendimento em saúde e em assistência social, Plano de Valorização dos Artistas Locais, regularização fundiária, entre outras ações da Administração Pública em toda a cidade.