Áreas públicas de lazer são opções gratuitas para diversão da população no feriadão

Equipes da Prefeitura de Hortolândia intensificaram limpeza dos locais durante a semana

Os parques e praças de Hortolândia seguem como importantes opções para a diversão gratuita principalmente aos feriados e finais de semana. Nesta semana, o feriado prolongado promete reunir amigos e familiares e, como já é tradição, desde a intensificação do programa da Prefeitura para ocupação dos locais públicos pela população, iniciado em 2019, a expectativa é de que as áreas recebam bem as pessoas para diversão. Durante toda a semana, as equipes de limpeza, varrição e poda do mato intensificaram as ações para que os locais estejam limpos, com a zeladoria em dia.

A poda do mato e a limpeza foi concluída no entorno da lagoa do Jardim Amanda e do Campo da Mina, também no mesmo bairro. O serviço ainda foi realizado na Praça A Poderosa, no Jardim Rosolém, no Parque Gabriel, em áreas no entorno do Parque Socioambiental Lago da Fé, em áreas verdes no Jardim Mina e em toda a extensão do muro da antiga “Cobrasma”, região do Jardim Nova Europa onde também há diversas praças e áreas verdes. “A varrição em todos os espaços públicos também foi intensificada”, comentou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFM.

Todo o conjunto de ações que reforça a zeladoria em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.