Procon de Hortolândia dá dicas na hora da compra dos ovos de Páscoa

Órgão da prefeitura alerta consumidores para redobrar a atenção na hora de comprar chocolates

Com a proximidade da Páscoa, celebrada no próximo domingo (31/03), cresce o movimento de vendas de produtos alimentícios típicos dessa época. O Procon de Hortolândia, órgão municipal de defesa do consumidor, destaca que as empresas estão ampliando suas vendas online, incluindo aplicativos como o WhatsApp, tornando ainda mais importante a atenção dos consumidores durante suas compras.

Na hora da compra, os consumidores devem redobrar a atenção, especialmente ao adquirir produtos pela internet", destaca Lenita Sostena de Souza, diretora do Procon de Hortolândia. "É importante verificar a procedência, a validade e conferir cuidadosamente os componentes, principalmente de itens alimentícios. Outra orientação é que a embalagem deve estar clara e precisa, com especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade e, principalmente, com os possíveis riscos que o produto apresenta para não colocar em risco os alérgicos a algum ingrediente da composição do produto. É fundamental que os Ovos de Páscoa com temática infantil apresentem o selo do INMETRO e a recomendação de faixa etária”, destaca Lenita.

Caso o consumidor se depare com irregularidades na venda do produto, a diretora informa que cabe reclamação no Procon. “O consumidor precisa apresentar documentos que comprovem a situação informada por ele, tirar foto ou ter nota fiscal do produto”, orienta a diretora do Procon.

Para compras realizadas digitalmente, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra dentro de 7 dias após o recebimento do produto, desde que mantenha a nota fiscal e o produto nas mesmas condições de recebimento. É importante também estar atento ao prazo de entrega e guardar registros das ofertas, prazos, valores e frete para possíveis reclamações.

Os serviços prestados pelo Procon visam evitar fraudes, preços abusivos e outras questões nas relações de consumo, além de fiscalizar o cumprimento das leis do Código de Defesa do Consumidor. Para atendimento e denúncias, os consumidores podem contatar o Procon de Hortolândia através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , dos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp nos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162.

Acesse também o site oficial do Procon de Hortolândia em http://procon.hortolandia.sp.gov.br/ ou pelo site da Prefeitura de Hortolândia, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/, na aba "Procon", para mais informações e atendimento online.