Hortolândia se mobilizará durante Dia da Prevenção

Objetivo é promover ações educativas sobre prevenção de desastres e acidentes

Nesta sexta-feira (5), Hortolândia se mobilizará durante a realização do Dia da Prevenção. O evento, que será realizado em diversas cidades da região, tem como objetivo organizar ações educativas sobre prevenção de desastres e acidentes, naturais ou não. Em Hortolândia, a atividade é coordenada pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública.

As ações previstas para este dia vão esclarecer a população sobre o papel da Defesa Civil na prevenção de desastres. Agentes da Defesa Civil atuarão em todas as regiões da cidade, distribuindo panfletos sobre as principais ações realizadas no dia a dia do trabalho da equipe. “A maioria das pessoas desconhece a real função da Defesa Civil, que é proteger o cidadão de acidentes. E essa prevenção ocorre por meio de monitoramento de diversas situações e direcionamento de ocorrências”, explica o secretário de Segurança Pública, Orlando César Andretta.

Dentre as situações monitoradas pela Defesa Civil está a questão das chuvas. Em época de estiagem, a equipe fica em alerta quanto a ocorrência de queimadas em matas e incêndios em áreas urbanas. Além disso, os níveis de umidade relativa do ar ficam muito baixos, o que pode ocasionar problemas de saúde. Serviços parceiros, como Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde são acionados, caso o monitoramente identifique situações de risco.

O mesmo ocorre em períodos de chuvas fortes, quando outras secretarias são acionadas e mobilizadas com o objetivo de evitar que os cidadãos sejam vítimas de enchentes. Justamente por esta parceria diária entre Defesa Civil e demais secretarias municipais, os demais setores públicos participarão do Dia da Prevenção.

A Secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, apresentará uma palestra sobre prevenção de queimadas. Esta atividade ocorrerá na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Nova Europa. Os alunos desta unidade de ensino também receberão instruções de como prevenir a dengue, ação realizada pela Secretaria de Saúde. “Levando informações corretas sobre a Defesa Civil, vamos garantir a atuação eficaz dos nossos agentes, que estão à disposição de todos os munícipes”, garantiu Andreta.