Contratação de novos GM’s garantirá Guarda Comunitária em 70% da cidade

Prefeitura realiza investigação social dos candidatos aprovados em concurso

Os candidatos, aprovados no concurso realizado em junho de 2010, para atuarem na Guarda Municipal de Hortolândia, iniciam, nesta quarta (06/07) e quinta-feira (07/07), a fase de investigação social. O edital prevê a contratação de 27 guardas municipais por meio do último concurso. A Secretaria Municipal de Segurança levanta a possibilidade de contratar mais 10 guardas, além do que prevê o edital, como forma de aumentar ainda mais a segurança na cidade. Com a nova contratação, 70% dos bairros de Hortolândia serão contemplados com projeto ‘Guarda Comunitária’, implantado pela Prefeitura de Hortolândia.

Após a fase de investigação, realizado pela corregedoria da Secretaria de Segurança, que inclui entrevistas e entrega de documentos dos candidatos, a Prefeitura iniciará a fase de capacitação de 80 horas. Encerrada a capacitação, os candidatos realizarão um teste psicológico, aplicado pela Polícia Federal. Todas estas fases têm caráter eliminatório. A previsão é que, em três meses, os guardas sejam efetivamente contratados.

Durante a capacitação, serão abordados temas como Direitos Humanos, filosofia da polícia comunitária, uso progressivo da força, ações sociais, condicionamento físico, atendimento ao público, Legislação da Guarda Municipal e ordem unida.

Segundo o secretário de Segurança, Orlando César Andretta, a nova contração de GMs, além de favorecer a abrangência do programa Guarda Comunitária, proporcionará a intensificação do patrulhamento normal dos guardas municipais, em toda cidade.

Entre as regiões que serão beneficiadas com as novas contratações estão Rosolen e Centro, totalizando mais de 60 bairros. Além disso, haverá intensificação nos bairros que já participam do programa.

O Programa ‘Guarda Comunitária’ permite uma proximidade maior dos GMs com a população, fazendo com que o morador atue em parceria com os guardas, em prol da segurança do bairro. “A filosofia do projeto deixa de ser de caráter puramente repressivo, passando a ser comunitário. È a comunidade, em parceria com o município, que fomenta a segurança, identificando possíveis suspeitos em promover a desordem”, destaca o secretário.

O objetivo do programa é proporcionar uma proximidade mais intensa entre os agentes de segurança e a população, favorecendo a agilidade nos serviços de segurança prestados ao município.

Pesquisa aplicada nos bairros que já aderiram ao programa - Jardim Nossa Senhora de Fátima, Jardim Santa Esmeralda e Terras de Santo Antonio – indicou que 98% da população se sente mais segura após a implantação da Guarda Comunitária.