Webinário com autor e pesquisador Bernard Charlot é nesta quarta-feira (20/03), às 17h

Formação da série “Integra Saberes”, em forma de entrevista, é voltada a profissionais da educação da rede municipal de Hortolândia

Acontece, nesta quarta-feira (20/03), às 17h, o webinário formativo sobre a "Relação com o saber - uma perspectiva pedagógica para a sociedade contemporânea", com o autor e pesquisador francês radicado no nordeste brasileiro, Prof. Dr. Bernard Charlot. A formação, em formato de entrevista, será conduzida pelo  Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, do Departamento de Educação da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), instituição pública de ensino superior com a qual a Prefeitura de Hortolândia assinou Acordo de Cooperação. O evento da série “Integra Saberes” é aberto ao público em geral e será transmitido ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube.

Promovida pela Prefeitura, a série busca fornecer formação continuada aos profissionais da Educação Infantil que atuam no município. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, o encontro visa estabelecer um diálogo com o autor da teoria da relação com o saber, o Prof. Charlot, que embasa todo o projeto Escola-Outra, realizado em escolas municipais. O conceito propõe mudanças na educação, considerando a criança como ser ativo no processo de aprendizagem, ao tratar as experiências e vivências dos pequeninos como parte fundamental dessa mudança. Estudioso desta teoria, o Prof. Flávio Caetano da Silva é o idealizador e coordenador do projeto Escola-Outra em Hortolândia.

Segundo o CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, responsável pela organização do webinário, os participantes também poderão interagir com o entrevistado, direcionando questões por meio do chat no YouTube. O objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, bem como levar os participantes a refletir sobre o tema, potencializando reflexões e discussões de relevância social e pedagógica, a partir de conteúdos que constituem o Currículo Municipal “Integra Saberes”.

Currículo Municipal Integra Saberes

O currículo próprio para a rede municipal de ensino, baseado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), está em construção, com a participação dos profissionais da área. A primeira versão, compilada por consultoria contratada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, está em fase de leitura e reflexão.

A medida beneficia diretamente mais de 26 mil alunos matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e integra a atual proposta da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que tem como lema "Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade".

Saiba mais sobre os convidados:

O Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva possui graduação em Pedagogia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e em Geografia pela Faculdade de Estudos Sociais de Limeira, mestrado em Educação pela Unicamp e doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Sergipe, sob a supervisão do Prof. Bernard Charlot em conjunto com a Université Paris 13-Nord, França, sob a supervisão da Profa. Christine Delory-Momberger. Atualmente é professor associado da UFSCar, lotado no Departamento de Educação e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Atua na Linha de Pesquisa “Educação, Cultura e Subjetividade”. Idealizou e coordena, no âmbito da universidade, o projeto Escola-Outra.

Bernard Charlot é Doutor em Educação ("doctorat d'État", equivalente a Doutorado e Livre-docência) - Universidade de Paris X Nanterre, 1985 (doutorado revalidado pela UFRGS, Brasil). Professor Titular Emérito da Universidade Paris 8 (França). Entre os principais temas de pesquisa nos últimos anos estão a relação dos alunos com o saber e a escola e Educação ou Barbárie. Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil). Foi Professor Assistente da Universidade de Tunes (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor-Visitante da Universidade Federal de Sergipe (Brasil, PPGED), onde é co-líder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal); Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia) e, no Brasil, da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Sergipe.

SERVIÇO:

Webinário:  "Relação com o saber - uma perspectiva pedagógica para a sociedade contemporânea"

Data: quarta-feira (20/03)

Acesso: canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube