GM’s são capacitados para utilização de rádio digital

Tecnologia de ponta impede interceptação de dados em ocorrências

Os guardas municipais de Hortolândia receberão, nesta terça-feira (24/05), no prédio da Guarda Municipal, das 09h às 17h, capacitação para utlização de radiocomunicação digital. A nova tecnologia, investimento da Prefeitura de Hortolândia, permite clareza na comunicação entre os agentes e impede a interceptação das mensagens por pessoas que não sejam da corporação. Inicialmente, 22 guardas participarão do treinamento.

O curso abordará desde a teoria básica de funcionamento até a prática que explorará o funcionamento do aparelho. Dois guardas que participarão da capacitação, oferecida pela empresa fornecedora dos aparelhos, ficarão responsáveis por multiplicar o conteúdo.

Os aparelhos começarão a ser utilizados nesta semana. Antes, o atendimento da Guarda Municipal era feito por equipamentos analógicos.

A nova tecnologia exibe um programa que oferece as estatísticas das ocorrências. O cálculo é feito instantaneamente. Outra função importante é que o rádio digital será interligado com o geoprocessamento da Prefeitura. Assim, é possível identificar qual viatura está mais próxima do local da ocorrência.

A Prefeitura investirá R$ 335 mil na aquisição da nova ferramenta de comunicação, que inclui 25 aparelhos fixos nas viaturas, 25 portáteis e a repetidora que funciona como captadora do sinal que é enviado direto para o setor de controle.

Entre as funções inclusas no aparelho estão a gravação da comunicação, identificação das chamadas, GPS, que localiza os locais das ocorrências e uma função que armazena as informações. A proposta é que o novo sistema ofereça o compartilhamento e integração das ocorrências entre a equipe da Secretaria de Segurança.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Orlando César Andretta, o novo sistema garantirá comunicação precisa entre os patrulheiros. “O compartilhamento de dados só é possível por meio do sistema digitalizado e visa obter melhores resultados no atendimento à população. A comunicação entre os guardas municipais será muito mais eficiente. O resultado é mais agilidade no trabalho da equipe de segurança“, afirma Andretta.