Spray de gengibre será utilizado pela primeira vez na 7º Festa do Peão

Produto é um novo instrumento de segurança preventiva utilizado pela Prefeitura

Recentemente comprado pela Prefeitura de Hortolândia como alternativa ao aumento da segurança na cidade, o Spray de Gengibre será utilizado pela primeira vez na 7º Festa do Peão. Cerca de 40 guardas farão a segurança do recinto, além da Polícia Militar.

O alvará para a realização da Festa, que também garante a segurança do evento, foi concedido pela Prefeitura. Foram entregues documentos como o layout da estrutura, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), além da programação do evento. O laudo do corpo de bombeiro e a cópia do seguro de vida dos peões serão vistoriados nos cinco dias de evento.

PREVENÇÃO

Inicialmente, foram adquiridos 200 sprays para serem utilizados individualmente pelos guardas e três suporte de um litro para ficar dentro das viaturas.

O produto é um instrumento de segurança preventiva por inibir uma ação violenta sem deixar seqüelas no agressor. ”Um dos principais benefícios do spray é que, como não é um produto químico, controla o agressor sem deixar seqüelas como as outras armas”, destaca o secretário de Segurança Pública, Orlando César Andretta.

Ao ser atingido pelo spray, o agressor sofre com uma ardência nos olhos que dura aproximadamente 40 minutos.

Além do spray, os guardas municipais de Hortolândia já utilizam a tronfa como arma não letal. Está em estudo pela Secretaria de Segurança Pública, a utilização do armamento de 12 calibres com munição de borracha e tinta. A tinta permanece na roupa e no corpo do atingido por, no mínimo, cinco horas. O objetivo é facilitar a identificação do agressor.