Novo laboratório de informática no CRAS Santa Clara proporcionará cursos tecnológicos para a comunidade

Espaço inaugurado pela Prefeitura de Hortolândia nesta segunda-feira (18/03) já começou a funcionar

A Prefeitura de Hortolândia entregou nesta segunda-feira (18/03) o laboratório de informática do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) no Jardim Santa Clara do Lago II. O evento, que teve abertura com o grupo Sopro de Prata da Secretaria de Cultura, contou com a presença do prefeito José Nazareno Zezé Gomes, da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria dos Anjos, e do secretário adjunto da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira. Os equipamentos já começam a ser usados pela comunidade, com aulas de informática básica oferecidas para a melhor idade no amplo laboratório, equipado por 11 computadores. As aulas gratuitas do projeto Capacita Hortolândia acontecem no CQP I (Centro de Qualificação Profissional), localizado na rua Estados Unidos, 217, Jardim Santa Clara.

Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, a iniciativa representa um compromisso com o desenvolvimento da comunidade. “Estamos empenhados em fornecer oportunidades de capacitação que possibilitem o crescimento pessoal e profissional de nossos cidadãos. O laboratório de informática do CRAS Santa Clara é um importante passo para a democratização do acesso à tecnologia e para o desenvolvimento da comunidade”, destacou.

O frequentador do CRAS e  participante do projeto de informática, Manoel Lobato Muralha, de 52 anos, destacou a importância de participar das aulas e a busca por conhecimentos, que o faz bem e muito feliz. “Eu sempre busco me atualizar e aprender cada vez mais. Vejo que Hortolândia é o ponto certo que dá essa oportunidade. Temos emprego, mas não temos qualificação e é importantíssimo sempre estarmos preparados para as oportunidades”, enfatizou.

A aluna Lurdes Xavier Santos, de 60 anos,  expressou sua expectativa para iniciar as aulas. “Espero aprender muito e usar o que aprendi para ajudar outras pessoas. Estou muito feliz e com as expectativas altas em começar as aulas”, ressaltou.

A jovem que atuará como professora no projeto, Mariana Vitória dos Santos, de 18 anos, também se mostrou entusiasmada com o início do curso. “Sou grata por fazer parte deste projeto. É uma oportunidade de ajudar as pessoas a se qualificarem e conquistarem seus sonhos. Eu mesma participei de um dos cursos do ‘Capacita Hortolândia’ e agora estou aqui, ensinando outras pessoas. Isso pra mim é muito gratificante”, destacou.

A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social informa que as inscrições para os próximos cursos do Capacita Hortolândia, que abordarão temas como operação de computadores, desenvolvimento de games e gestão comercial, estarão disponíveis e divulgadas no site oficial da Prefeitura de Hortolândia em breve.