GM’s sentem efeitos do spray de gengibre

Previsão é que o produto comece a ser utilizado ainda neste semestre

No primeiro dia de capacitação, os Guardas Municipais de Hortolândia sentiram na prática o efeito do spray de gengibre. A capacitação iniciou nesta terça-feira (10) e terá continuidade nesta quarta-feira (11). O treinamento ensinou técnicas de manuseio e as possíveis reações causadas pelo produto. O curso foi realizado no prédio do Iasp (Instituto Adventista de São Paulo). Um total de 60 guardas participaram do primeiro dia de qualificação.

Os GM’s participaram da simulação e foram atingidos com o spray. “A sensação é muito ruim. Fiquei imobilizado. Não consegui reagir. Quando tentei abrir os olhos piorou. Achei que nunca mais fosse enxergar”, conta a GM Alcione.

O instrutor contratado pela empresa ANL Aerosois, fornecedora dos produtos, abordou as características técnicas do spray e orientou sobre o uso da força e a legislação que trata da resistência e tortura do agressor. A Prefeitura de Hortolândia investiu na compra de 200 sprays.

O spray é uma alternativa ao aumento da segurança na cidade, utilizado como arma não letal que imobiliza o agressor durante o atendimento de uma ocorrência policial. A proposta é que a arma comece a ser utilizada ainda neste semestre. A Prefeitura investirá cerca de R$14 mil na compra do produto.

Segundo o secretário de Segurança Pública de Hortolândia, Orlando César Andretta, o spray pode ser considerado um instrumento de segurança preventiva por inibir uma ação violenta sem executar o agressor. ”Um dos principais benefícios do spray é que, como não é um produto químico, controla o agressor sem deixar seqüelas como as outras armas”, destaca o secretário.

Ao ser atingido pelo spray, o agressor sofre com uma ardência nos olhos que dura aproximadamente 40 minutos.