Prefeitura de Hortolândia e programa Estadual “Meu Emprego” unem esforços para capacitar trabalhadores

Programa visa preparar profissionais para o mercado de trabalho

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e o DIPGR (Departamento de Inclusão Produtiva e Geração de Renda), está se unindo ao programa Meu Emprego – Trabalho em Equipe, para oferecer orientação e capacitação a trabalhadores em busca de oportunidades de emprego compatíveis com seus interesses e habilidades. O curso de capacitação iniciou nesta segunda-feira (12/03), com aulas no CCS (Centro de Convivência Social) Jd. Brasil, três dias por semana, até o dia 9 de abril.

O programa tem como público alvo usuários do CSS desempregados e pessoas que nunca trabalharam com mais de 16 anos.

Durante os encontros do programa, os participantes receberão direcionamento sobre a elaboração de currículos, preparação para entrevistas de emprego e serão incentivados a conhecerem a si mesmos, identificando suas habilidades e competências. Além disso, serão orientados a estabelecer metas de trabalho e de vida que os ajudarão a alcançar o sucesso no competitivo mercado de trabalho.

O conteúdo do programa Meu Emprego - Trabalho em Equipe será desenvolvido em seis encontros, com grupos contendo 30 participantes para facilitar a interação.

O programa adota a metodologia "Canadian Steel Trade and Employment Congress – (CSTEC)", que envolve a formação de grupos de participantes para a troca de experiências e busca conjunta por oportunidades de emprego e ocupação.

Essa metodologia foi adaptada do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no estado de São Paulo, realizado entre 1998 e 2002 pela ACD (Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional) e a  ABC (Agência Brasileira de Cooperação).

O diretor do programa, Tino Sampaio, destaca a importância do projeto para os participantes. “O programa Meu Emprego busca não apenas capacitar, mas também empoderar os participantes, oferecendo ferramentas e orientações essenciais para que possam ingressar no mercado de trabalho com confiança e assertividade”, comentou.

"Nosso objetivo é orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. É possível, inclusive, conquistar a primeira chance no mercado de trabalho”, enfatizou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.