Profissionais de educação de Hortolândia participam do lançamento do Projeto Gota D’Água

Neste ano, em que o projeto completa 30 anos, tema enfocado será “Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica”

Profissionais da educação da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta sexta-feira (08/03), no Plenário da Câmara Municipal de Valinhos, do lançamento do Projeto Gota d'Água 2024. O evento, promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), reuniu mais de 80 participantes, incluindo convidados de 41 municípios da região. Neste ano, o projeto enfocará o tema "Justiça Ambiental e Resiliência Hídrica".

Representaram o município as coordenadoras responsáveis pelo projeto em Hortolândia, Maybe Letícia Lordano de Freitas e Carla Borrego Varani; a profissional referência do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola) Claudia Cristiana Barbosa da Silva e Antônio Carlos Lepri Júnior, supervisor educacional do Departamento de Ciência e Tecnologia.

Durante a programação, a equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia prestigiou a Mesa Redonda "Onde falta Água?", mediada por convidados especiais e aberta à participação de todos os presentes. Angelo Lima, da OGA (Observatório da Governança das Águas); Cassiana Coneglian, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e John Tatton, da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado), lideraram a roda de conversa, promovendo reflexões sobre os desafios atuais relacionados à água e à justiça ambiental. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao Projeto Gota d'Água de 2024, compartilhando ideias e sugestões para intensificar as ações de educação ambiental.

“Participamos como município consorciado. Recebemos formação com os demais municípios com professores e técnicos da área ambiental. Refletimos, aprendemos que em equipe planejamos a abertura do projeto em nosso município e formação para nossa rede municipal que participa ativamente do projeto todos os anos. A adesão é facultativa e temos uma grande representatividade da rede municipal no trabalho com educação ambiental e gestão dos recursos hídricos. Logo teremos formação com assistentes de direção e coordenadores pedagógicos, que são os agentes de multiplicação nas escolas, junto aos professores e educadores”, explicou a coordenadora Maybe Letícia Lordano de Freitas.

“O  trabalho realizado contempla os ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) e permite uma conscientização de todas as crianças, que podem, com os conhecimentos adquiridos, levar a importância do tema a todos os seus familiares, sendo agentes facilitadores junto à comunidade escolar”, ressaltou Carla Borrego Varani, profissional à frente do projeto.

Premiação "Sua Gota faz a Diferença”

Hortolândia se destacou na edição do Projeto Gota D’Água, em 2023. Estudantes da rede municipal foram agraciados com a premiação "Sua Gota Faz a Diferença". Na cerimônia, realizada em novembro passado, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” conquistou o 1º lugar na categoria vídeo, representada pela turma do 3º ano A. Além disso, Luana Alves de Carvalho Messias, do 5º ano da Emef Fernanda Grazielle Resende Covre, obteve o 3º lugar na categoria desenho. A coordenadora pedagógica Maybe Letícia Lordano de Freitas destacou-se como uma das "Agentes Destaques do Ano" e a cidade de Hortolândia foi reconhecida como um dos "municípios mais engajados".

Sobre o Projeto Gota d’Água

O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2015, passou a fazer parte do Projeto Gota d’Água. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de educação ambiental que extrapolam a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas participam, por ano, das ações do projeto nas Bacias PCJ.