Associação dos Patrulheiros de Hortolândia visita o Viveiro Municipal

A ação teve como objetivo demonstrar a importância das atividades realizadas no espaço, incluindo a formação de mudas e cuidados com o cultivo

Na última sexta-feira (01/03), a equipe do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura de Hortolândia recebeu 12 jovens da Associação dos Patrulheiros de Hortolândia para uma visita ao Viveiro Municipal "Antônio da Costa Santos", localizado no Parque Ortolândia. O objetivo da ação foi conscientizar os jovens sobre a importância da preservação ambiental e apresentar as atividades realizadas no Viveiro Municipal, com foco na formação de mudas e nos cuidados essenciais durante o cultivo.

Durante a visita, os jovens participaram de uma aula prática sobre como cuidar das plantas, ministrada pelo Chefe de Serviços do Viveiro Municipal Júnior Rocha, pela agente de Infraestrutura Lucinete Araújo e o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni. Eles também conheceram as mudas ornamentais que estão no viveiro e colocaram a mão na massa, realizando diversos plantios. Ao final da visita, os participantes levaram para casa mudinhas de suculentas doadas pela equipe do viveiro.

Uma das jovens participantes do projeto, Livia Tavares, de 15 anos, moradora do Jardim São Sebastião, comentou sua experiência ao participar da atividade. "Fiquei muito impressionada com a quantidade de mudas que o viveiro tem e com o cuidado que os colaboradores têm com cada plantinha. Aprendi muito sobre como cuidar das plantas e sobre a importância de preservar o meio ambiente", disse a jovem.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, destacou a importância da iniciativa. "É fundamental que a população conheça o trabalho do Viveiro Municipal e participe das ações de preservação ambiental", afirmou.

O Chefe de Serviços do Viveiro Municipal Júnior Rocha, também ressaltou a importância da visita. "Foi gratificante compartilhar nosso conhecimento com os jovens da Associação dos Patrulheiros. Acredito que essa visita os inspirou a cuidar do meio ambiente", disse.

De acordo com a Secretaria De Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,  interessados em realizar uma visita educativa no Viveiro Municipal de Hortolândia, entrar em contato diretamente pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

O Viveiro Municipal

O Viveiro Municipal "Antônio da Costa Santos" funciona às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 9h30 e das 13h às 16h. A população pode retirar mudas e adubo orgânico gratuitamente, mediante apresentação de comprovante de endereço e documento com foto, além de um recipiente (saco ou balde).

O Viveiro oferece uma muda a cada dois meses ao morador da cidade, além de 40 quilos de adubo orgânico. No local, também é possível receber orientações técnicas sobre como fazer o plantio da árvore de maneira adequada.