Lombada implantada no Jd. Nossa Senhora de Fátima contribui com segurança viária

Dispositivo ajuda no controle da velocidade do tráfego em importante via de Hortolândia

A implantação de lombadas contribui com a segurança viária, principalmente, nas vias mais movimentadas da cidade. A rua Sebastião Lázaro da Silva, localizada no Jardim Nossa Senhora de Fátima, é um dos principais pontos de ligação para Campinas. Além de veículos, é comum a circulação de ônibus e caminhões, tornando a área com alto fluxo durante a semana e também aos finais de semana. Para evitar acidentes, equipes da Prefeitura construíram uma lombada no sentido bairro-Centro da via, em frente ao Condomínio Residencial das Moradas.

“As lombadas obrigam o motorista a reduzir a velocidade de circulação durante a viagem. Ao trafegar dentro do limite estabelecido na via, é notório o aumento da segurança viária, preservando a vida de todos e contribuindo também com os pedestres. Pedimos a colaboração e continuaremos o trabalho para evitar acidentes de trânsito em Hortolândia”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Além da implantação da lombada, a Operação Tapa-Buraco da Administração Municipal foi realizada em ruas residenciais do Jardim São Sebastião, Jardim Santa Emília e Jardim Sumarezinho. A ação continua durante a semana de acordo com a demanda e o levantamento realizado pelo programa com inteligência artificial que a Prefeitura utiliza para mapear locais que necessitam de reforço na zeladoria.

SEGURANÇA VIÁRIA É DESENVOLVIMENTO

Ações para segurança viária são permanentes em Hortolândia e contribuem com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade. Além das atividades educativas, são essenciais para a cidade serviços como a instalação de novos semáforos, radares controladores de velocidade, o funcionamento 24 horas por dia da Central de Monitoramento e a Operação Tapa-Buraco. Equipes da Prefeitura também realizam, periodicamente, "madrugadões" para pintura da sinalização de solo em diferentes regiões da cidade. O trabalho é feito de madrugada para evitar transtornos no tráfego.

Todo o conjunto de ações que reforça a segurança viária faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia nos próximos anos.