Para aprimorar práticas pedagógicas, professores municipais de Hortolândia participam de formação sobre jogos

Ação da Prefeitura auxiliará profissionais que atuam junto a estudantes do Ensino Fundamental, em turmas do 2º ao 5º ano

Cerca de 60 professores da rede municipal de ensino de Hortolândia participaram de formação continuada em jogos pedagógicos, promovida pela Prefeitura. A formação, iniciada no dia 19 e encerrada nesta sexta-feira (23/02), integra o PFCA (Programa de Fortalecimento Contínuo da Aprendizagem - Saberes em Foco), realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto busca ajudar estudantes do 2º ao 5º ano a superar desafios encontrados durante o processo de escolarização.

As aulas, realizadas na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.Cláudio Roberto Marques, permitiram aos participantes discutir estratégias eficazes no processo de ensino e aprendizagem, engajando-se em trocas valiosas de experiências e conhecimentos. Os profissionais compartilharam ideias, exploraram métodos variados, visando ao aprimoramento das habilidades didáticas e à criação de ambiente educacional mais dinâmico e envolvente para os estudantes.

Os jogos e as atividades produzidas são direcionados a crianças do Ensino Fundamental, matriculadas em cursos regulares, bem como aos alunos da EJA I (Educação de Jovens e Adultos). Os jogos pedagógicos abrangem diversas áreas do conhecimento, proporcionando uma experiência de aprendizado prazerosa e eficaz para os alunos. O objetivo dos formadores é levar os profissionais a desenvolver, organizar e planejar atividades diferenciadas que contribuam para a consolidação das habilidades não alcançadas no ano anterior pelos estudantes, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. A ideia é auxiliá-los a superar desafios encontrados ao longo de seu processo de escolarização.

"É Fantástico! Vimos na prática que é possível construir, elaborar, buscar, confeccionar, com muito pouco. Foi através dos jogos que se abriu um leque incrível para o fortalecimento do professor. Parabéns a todos os envolvidos!”, afirmou a professora Daniele dos Reis da Silva, da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profa. Patrícia Maria Capelato Basso.

A professora Bruna Caroline Tognon, da Emef João Calixto da Silva, elogiou a dinâmica de organização da semana formativa. “Foi ótima. Foi possível aprender fundamentos teóricos e práticos ao mesmo tempo. Foram encontros valiosos”, ressaltou a profissional.

De acordo com a equipe pedagógica responsável, a Profª Esp. Elisandra Maria Marinho de Souza, Profª Ma. Cristiane Begalli Evangelista e Profª Esp. Cristiane A. Santos, o PFCA beneficiou 31 escolas em 2023, atendendo a 1.334 grupos de alfabetização, 1.043 produções de texto e 70 projetos matemáticos. Os jogos desenvolvidos para os estudantes não apenas aprofundaram o conhecimento, mas também auxiliaram na composição de saberes, proporcionando uma abordagem didática e integrada, com foco na promoção do prazer e diversão ao ensinar e aprender. O PFCA continuará a reunir os profissionais mensalmente ao longo do ano letivo.

“O programa de fortalecimento nasceu lá em 2022 com o intuito de auxiliar as crianças a superarem os desafios e dificuldades do processo de ensino. Ao longo das aulas, podemos ver o quanto as crianças se desenvolvem e evoluem. Neste ano, ressaltamos a importância do trabalho em conjunto com os pais e responsáveis, que será essencial para o comparecimento dos estudantes. Aulas serão ministradas no contraturno das atividades escolares, por isso vamos contar muito com o apoio das famílias para que os estudantes possam aproveitar ao máximo as atividades”, ressaltou uma das profissionais responsáveis pelo projeto do CFPF, Elisandra Maria Marinho de Souza.

Formação Continuada

Além das formações do PFCA, mais de 300 profissionais de educação da rede municipal participam, neste início de ano, de encontros formativos voltados à alfabetização na idade certa, ligada ao PAR (Programa de Alfabetização Responsável), que acontece no âmbito do Acordo de Cooperação firmado em novembro passado entre a Prefeitura e o Sesi (Serviço Social da Indústria).

De acordo o Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”, responsável pela organização das atividades,  o objetivo é promover a formação continuada dos professores e profissionais da Secretaria, visando colaborar com a atuação pedagógica e profissional dos servidores da Educação de modo a contribuir para a melhoria da qualidade educativa.