Poço de água potável no Jardim Mirante recebe nova etapa de reforma e zeladoria

Prefeitura de Hortolândia executa no local troca das porcelanas de revestimento

Importantes espaços de lazer e convivência para a população de Hortolândia recebem atenção das equipes da Prefeitura com o objetivo de manter em dia a manutenção e a zeladoria dessas áreas. O tradicional poço de água potável, localizado no Jardim Mirante, onde é realizada a retirada para o consumo, especialmente por habitantes da região do Jardim Santa Clara do Lago, recebe reforma geral.

Nesta semana, a Administração Municipal avança mais uma etapa do serviço com a troca das porcelanas que revestem o poço. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes esteve no local para conversar com os moradores sobre as melhorias do poço, que fica ao lado da Praça de Esportes do Jardim Santa Clara do Lago, antigo CIF Santa Clara.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além dessa demanda, uma rampa de acesso para PCD (Pessoa com Deficiência), está em construção no canteiro central do Corredor Metropolitano, em frente da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Novo Ângulo. O objetivo é facilitar o deslocamento até a unidade de saúde e aos pontos de ônibus localizados ao longo da via.

“Além disso, durante a semana de trabalho foi realizada a preparação do terreno para a implantação de um ponto de ônibus que havia sido danificado e foi reformado, no Jardim Nova Europa. No Jardim São Bento, foi realizada a desobstrução da lagoa do bairro. A população pode contribuir para evitar alagamentos e enchentes em áreas de lagoa ao fazer o descarte correto de lixo e entulho nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da cidade”, ressalta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício “Mercadão”.

MANTENHA A CIDADE LIMPA

A Prefeitura de Hortolândia disponibiliza PEVs para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, por meio deste LINK.

“Fazer o descarte correto evita enchentes e alagamentos, principalmente no período chuvoso. Também é essencial que as pessoas não descartem material sólido em vasos sanitários para evitar o rompimento das tubulações, causando buracos e erosões nas vias públicas”, explica Panício.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store.

Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFM.

Todo o conjunto de ações que reforça a zeladoria em Hortolândia faz parte do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). O Novo PIC contempla diversos serviços que, juntos, irão contribuir com o desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade nos próximos anos.