Novo prédio do Armazém das Artes em Hortolândia é um espaço de criatividade, cultura e liberdade

Prefeitura inaugurou nova sede do órgão nesta quinta-feira (08/02); local recebeu nome de um ilustre morador da cidade

A história de uma cidade é construída pelas pessoas que vivem nela. Para homenagear um de seus moradores mais ilustres, a Prefeitura de Hortolândia reinaugurou o Armazém das Artes, na tarde desta quinta-feira (08/02). Em seu novo espaço, o armazém recebeu o nome de Salvador Gomes de Barros. A nova sede fica na rua Ercilio Antonio Meira, 435, próxima à Praça A Poderosa, um dos cartões postais da cidade, ao campo de futebol do Jardim Rosolém e ao Complexo Esportivo Gino Bernadini.

Nascido em Minas Gerais, Salvador veio para Hortolândia no início dos anos 1980. Ele se notabilizou por sua atuação como radialista e, sobretudo, por seu envolvimento em questões relacionadas à cultura da cidade. Apaixonado por música sertaneja e cultura caipira, Salvador também se destacou como violeiro.

A cerimônia de reinauguração contou com a participação dos dois filhos de Salvador, Richard e Rogério. O primogênito, Richard, gostou da estrutura do novo prédio do armazém. Mas uma sala em especial o agradou mais. “Fiquei emocionado com a sala multimídia. Ao entrar, vi uns instrumentos musicais e uma mesa de som. Se meu pai fosse vivo, ele certamente ficaria encantado com essa sala”, destacou Richard, com os olhos marejados.

Ele também contou que Salvador participou do movimento pela emancipação do município. “Meu pai foi o primeiro a organizar uma associação de moradores no Jardim Rosolém. A associação fazia reuniões para discutir a emancipação de Hortolândia”, relata Richard. “Foi também nas reuniões da associação que surgiu um projeto de se construir um centro cultural na região onde hoje é o parque Dorothy”, revela o filho primogênito.

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes salientou que a reinauguração do armazém mantém viva a lembrança do homenageado. “Quero que os filhos e a família do Salvador se sintam abraçados. Hoje é um dia de comemoração. Eu ia ver as apresentações de viola que o Salvador fazia. Eu ligava na rádio para pedir música no programa que ele apresentava. A gente ia na casa dele bater papo. Enfim, o Salvador era um amigo e parceiraço. Quando a delegacia saiu desse prédio, eu disse que esse espaço ia ser da Cultura. Era um sonho antigo que eu tinha e que hoje tornamos realidade. A partir de agora, todo mundo que vier ao armazém vai se lembrar do Salvador, que construiu uma história cantando. A Prefeitura tem feito esse trabalho de resgatar a cultura da nossa cidade”, destacou Zezé.

O secretário de Cultura, Régis Athanázio Bueno, também ressaltou que o armazém vai eternizar o homenageado. “Tive o prazer de conhecer Salvador, com quem aprendi muitas coisas. Esse novo espaço do Armazém vai imortalizar a vida e a história do Salvador. Antes, esse local era a antiga delegacia, onde as pessoas eram aprisionadas. Agora, como o prefeito Zezé disse, o armazém será um espaço onde as pessoas poderão ser livres. Como diria o renomado poeta Ferreira Gullar; “a arte existe porque a vida não basta”, enalteceu o secretário.

A cerimônia de inauguração contou também com a apresentação da Camerata Arco Brasil, grupo de cordas vinculado ao CEM (Centro de Educação Musical Municipal) Maestro Ronaldo Dias de Almeida. Houve também performance do DJ Gustavo Batista e intervenção de grafite de Jediel Oliveira, ambos são professores que irão ministrar cursos no Armazém das Artes.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o armazém iniciará suas atividades e cursos na próxima semana, após o carnaval. A reinauguração do Armazém das Artes é uma das ações do Plano de Valorização do Artista Local (PVAL). Este por sua vez está incluído no Novo PIC (Programa de Incentivo Ao Crescimento) da Prefeitura.

Anteriormente, o Armazém das Artes estava na rua Sebastião Lázaro da Silva, 654, Jardim Nossa Senhora de Fátima, onde atualmente funciona a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Carlos Vilela, inaugurada pela Prefeitura em dezembro de 2022.