Gestores públicos do Ceará conhecem programa de reaproveitamento de resíduos em Hortolândia

Visitantes conheceram de perto o modelo de logística implementado pela Prefeitura em um dos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) nesta quinta-feira (01/02)

Referência na região em boa gestão ambiental, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) da Prefeitura de Hortolândia chamaram atenção de gestores públicos também da região Nordeste do Brasil. Participantes da 2ª Viagem de Intercâmbio de Conhecimentos - Resíduos Sólidos e Economia Circular estiveram em Hortolândia, na manhã desta quinta-feira (01/02), para conhecer de perto o modelo de logística implementado pela Prefeitura em um dos 13 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em operação na cidade.

A visita dos ambientalistas aconteceu no PEV Jd. Nova Alvorada, localizado na Rua Alcebíades Marques, 15, (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé. A ação foi promovida pela Ambipar e contou com a participação de representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual Hortolândia faz parte; e de gestores públicos do Estado do Ceará. Os PEVs são “unidades equipadas com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material”.

“Viemos a Hortolândia com o objetivo de entender de perto os projetos inovadores na área de gestão de resíduos sólidos e levar referências para o nosso estado. A cidade é referência na região e estamos impressionados com o modelo de logística implementado nos PEVs, a variedade de materiais que podem ser descartados e a organização do sistema como um todo”, destaca o Assessor Técnico da Área de Captação e Gestão de Recursos, Projetos e Parcerias da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, Gilber Costa.

Localizado na Rua Alcebíades Marques, 15 (antiga rua 5), próximo ao Parque Socioambiental Lago da Fé, o PEV Jardim Nova Alvorada é um dos 13 pontos em operação na cidade que facilitam o descarte correto e voluntário de diversos tipos de materiais. Os PEVs são “unidades equipadas com caçambas nas quais os moradores podem fazer o descarte correto e separado por tipo de material”, conforme esclarece o portal oficial da Administração, no link “Acesso Rápido/Coleta Seletiva”.

Para a Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, a visita dos ambientalistas reforça o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. “É gratificante ver que o nosso modelo de gestão de resíduos sólidos está servindo como referência para outras cidades e regiões. A visita dos ambientalistas é uma oportunidade para trocarmos experiências e fortalecermos a nossa atuação na busca por um futuro mais sustentável”, destacou a secretária.

“É de extrema importância este tipo de encontro em nossa cidade, só reafirma que estamos realizando um trabalho eficiente”, ressalta o Superintendente do Conselho do Consimares, Valdemir Aparecido Ravagnani.

A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura.

Confira os materiais que podem ser corretamente descartados nos PEVs:

• material reciclável doméstico (como, por exemplo, garrafas PET e plástico),

• material reciclável ferroso (latas de bebidas, alimentos e de tinta, entre outros),

• material reciclável de construção civil e material reciclável de madeira e volumosos, estes últimos são itens como sofás, colchões e móveis

• eletroeletrônicos e vidro,

* Não é permitido o descarte de lixo orgânico, resíduos industriais e provenientes dos serviços de saúde.