Prefeitura de Hortolândia retira lixo e entulho e realiza a poda do mato em área verde próxima ao Campo da Mina

Localizado próximo ao PEV, espaço público no Jardim Amanda “sofre” com descarte irregular de materiais

O descarte irregular de lixo e entulho em espaços públicos, além de ser crime ambiental, contribui para o abrigo de animais peçonhentos que transmitem doenças, causando preocupação para toda a população. Uma área verde localizada na rua Francisco Glicério, próxima ao Campo da Mina, no Jardim Amanda, “sofre” com esta ação realizada por algumas pessoas. Nesta sexta-feira (19/01), colaboradores da Prefeitura de Hortolândia reforçaram a limpeza e a poda do mato em toda a área. Próximo ao local, há um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte regular e gratuito dos materiais encontrados nesta área verde.

Também nesta semana, foi realizada, com maquinário, além do apoio de colaboradores, a retirada de materiais descartados irregularmente no meio de uma calçada na na rua João Ravanhani, localizada no Jardim Novo  Ângulo. Foi necessária uma retroescavadeira já que, no local, foram encontrados além de restos de construção civil, móveis e sofás.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Mais zeladoria

Além da limpeza e da poda do mato no espaço público do Jardim Amanda, a Administração Municipal também realiza a manutenção na “Praça do Bambino”, tradicional ponto de encontro de moradores no bairro Remanso Campineiro. Nesta área, a principal ação foi a pintura dos bancos e das mesas, além da limpeza intensificada. Já no Jardim Nossa Senhora de Fátima e no Jardim Rosolém, durante toda a semana, equipes consertaram afundamentos de solo nos bairros.

“O descarte irregular de lixo e entulho também causa afundamento do solo. Com as fortes chuvas, os materiais entopem os ramais das redes de esgoto e águas pluviais, causando rompimentos das tubulações que viram erosões na superfície. Com a ajuda de todos, podemos manter a cidade bem cuidada”, comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.