Horta comunitária promove a inclusão social no CRAS Jardim Brasil, em Hortolândia

Além de garantir o bem-estar, ação recreativa fortalece os vínculos assistenciais

Alface, couve, rúcula, salsinha, cebolinha e almeirão. Entre um atendimento e outro, os inscritos assistidos no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Jd. Brasil participam da colheita  na horta comunitária. O canteiro para o cultivo das hortaliças foi instalado no local em maio de 2023, quando a unidade foi reinaugurada. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia.

Quem entrar no CRAS do Jd. Brasil talvez se surpreenda com a estrutura de alvenaria construída no formato das letras “HI”. As iniciais remetem aos dizeres “Hortolândia Inclusiva”, uma das diretrizes da Administração Pública municipal que está alinhada com a promoção de políticas públicas voltadas a todos os segmentos da sociedade.

O diretor administrativo da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, Leni Pauliuki, esteve diretamente envolvido no planejamento da horta comunitária, quando ainda era coordenador dos CRAS’s da cidade. “O objetivo é fortalecer o relacionamento, para atrair as pessoas para o bom convívio e para o desenvolvimento do fortalecimento de vínculo. Essa horta funciona como uma oficina a céu aberto, ajudando aquela pessoa que está estressada e deprimida a lidar com seus problemas. A ideia de construir o canteiro com uma certa altura foi para permitir o uso da horta para pessoas com deficiência, principalmente os cadeirantes. Uma horta inclusiva que não exclui ninguém”, explica Leni, ao destacar que a horta também foi pensada para atender crianças, jovens e membros da melhor idade.

Inclusão social que também é praticada por meio dos aparatos de acessibilidade instalados no perímetro interno do CRAS do Jd. Brasil. Exemplo disso são as intervenções para construção de dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência. A reforma do prédio também promoveu a ampliação dos espaços de atendimento ao público, como forma de atender as cerca de 3.500 famílias assistidas pelo equipamento assistencial no bairro.

Reforma do CRAS Jd. Brasil

A reforma do CRAS Jardim Brasil buscou substituir o antigo CRAS Jd. Novo Ângulo, fazendo com o que o espaço se tornasse uma referência para os moradores do Jd. Brasil. O prédio recebeu, em maio deste ano, melhorias na infraestrutura,  incluindo a substituição da rede elétrica, do piso e aprimoramentos no acesso calçado. Reparos na cobertura foram feitos e o sistema de coleta de águas pluviais foi expandido. Além disso, como parte da reforma e ampliação, foi construída uma academia com 15 aparelhos, proporcionando mais opções de atividades físicas e bem-estar para as pessoas assistidas.

Localizado na Rua da Amizade, 240, Jd. Brasil, o CRAS Jd. Brasil está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Assim como os outros quatro CRAS espalhados em diferentes regiões da cidade, a unidade oferece serviços de apoio financeiro, cursos, oficinas pedagógicas e outras atividades de proteção básica às famílias.