Prefeitura faz recape em via de ligação do Jd. Santa Clara à Av. da Emancipação

Fresagem da antiga capa asfáltica foi iniciada nesta quinta-feira (04/01); Motoristas devem ficar atentos

O desenvolvimento de uma cidade inteligente e sustentável também acontece com as ruas e avenidas em bom estado e conservadas para a circulação em segurança de todos os tipos de veículos. Neste início de ano, as equipes da Prefeitura de Hortolândia trabalham no recapeamento de uma importante ligação entre bairros. Nesta quinta-feira (04/01), foi realizada a fresagem do pavimento na rua Aroldo Pereira da Costa, via do Jardim Santa Clara do Lago. De acordo com a Secretaria de Obras, na sexta-feira (05/01), será colocada a nova capa asfáltica da via. O trabalho é importante para o fluxo do trânsito já que a rua é a principal ligação de acesso à avenida da Emancipação. Além disso, no local, circulam diferentes linhas de ônibus do transporte coletivo municipal e intermunicipal.

“O fluxo do trânsito será interditado, momentaneamente para a realização do trabalho. Há ruas adjacentes que podem ser utilizadas por motoristas e pedestres para circular no perímetro da região onde o trabalho acontece. Pedimos a colaboração dos motoristas”, comenta o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Fresagem do pavimento

Este trabalho antecedeu a aplicação da nova capa asfáltica. Ele consiste na remoção do revestimento deteriorado do asfalto. A fresagem é necessária já que elimina ocorrências de remendos em mau estado, rupturas, trincas e outros defeitos deixando a área em perfeitas condições para o novo asfalto. Após esta aplicação, uma nova sinalização viária também é realizada para contribuir com a segurança viária.

“O recapeamento asfáltico é extremamente importante para a conservação das ruas da cidade. Este trabalho traz o desenvolvimento, além de evitar danos aos veículos que circulam em Hortolândia e elevam a segurança viária. Nesta etapa, a previsão é de que o recapeamento seja concluído na primeira quinzena deste mês”, explica o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto.

RECURSOS

No final do ano passado, o prefeito Zezé Gomes assinou dois convênios com a Caixa Econômica Federal na ordem de R$ 6,7 milhões para recapeamento asfáltico.

Neste ano, a expectativa da Administração Municipal é investir mais de R$ 30 milhões em recapeamento asfáltico, atendendo todas as regiões de Hortolândia. “Estamos trabalhando fortemente para que possamos ampliar ainda mais o valor para recape e avançar substancialmente neste setor, garantindo uma maior qualidade para as nossas vias, especialmente no interior dos bairros”, finalizou Zezé Gomes.

Em 2023,  a Prefeitura recapeou ruas do Remanso Campineiro, Vila Guedes, Nova Hortolândia, Jardim Santana, Minda, Santa Emília, Residencial João Luiz, São Sebastião, Jardim Interlagos, Santa Clara do Lago, entre outros.