Equipes do Hospital Municipal têm capacitação sobre animais peçonhentos

Formação habilitou profissionais sobre atendimento a pacientes que tenham sofrido acidente com animais peçonhentos

É importante que profissionais de saúde saibam como atender pacientes que tenham sofrido acidente com animais peçonhentos. Conforme a gravidade do caso, o atendimento correto e ágil pode salvar a vida do paciente. É por isso que a Prefeitura de Hortolândia ministrou uma capacitação sobre esse tema, nesta semana. A atividade foi para as equipes de assistência do Hospital Municipal Mario Covas.

De acordo com a enfermeira Maria Solange Pacheco Santos, integrante do setor de Educação Permanente do hospital, a formação abordou manejo, cuidados e prevenção contra acidentes. Os profissionais também receberam informações sobre os tipos de animais, tais como escorpião, aranha, cobra, dentre outros.

“É importante que os profissionais da assistência saibam como fazer a coleta de informações para a correta notificação do acidente”, explica Solange. A notificação é enviada para a Vigilância Epidemiológica que, por sua vez, a encaminha para a UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) para realize ações de contenção e prevenção relacionadas com animais peçonhentos.