Trabalhadores do SUAS de Hortolândia celebram 30 anos da Lei Orgânica de Assistência Social

Encontro reuniu servidores ocupados nos equipamentos de assistência social

Servidores do SUAS (Sistema Único da Assistência Social) vinculados à Prefeitura de Hortolândia comemoram, nesta quinta-feira (07/12), o Dia Nacional da Assistência Social. A celebração organizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social reuniu servidores que atuam em todos os equipamentos públicos de assistência social da cidade no Espaço Blue Eventos, localizado na Chácara Luzitana. O encontro contou com uma palestra ministrada pelo consultor e mentor, Kau Mascarenhas.

O encontro promovido em virtude do aniversário de 30 anos da promulgação da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) reuniu servidores que atuam em equipamentos assistenciais diversos. De gerentes, diretores profissionais técnicos, a celebração contou com a presença de trabalhadores ocupados nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), do Abrigo Institucional Casa de Passagem, do Centro POP (Centro de Referência Especializado para População de Rua), da República para jovens remanescentes do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes) e da Residência Inclusiva, serviço de alta complexidade voltado a pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade e desamparo social.

O secretário de Inclusão de Desenvolvimento Social de Hortolândia, Francisco Raimundo da Silva, apontou os benefícios promovidos pela integração entre os servidores. “Os sentimentos que nos definem são de gratidão e de reconhecimento pelo trabalho e luta de todos. Este encontro nos convida a uma reflexão sobre as coisas boas que construímos neste ano e demonstrar a nossa gratidão a todos os trabalhadores do SUAS, que estiveram envolvidos na missão de cuidar das pessoas com um olhar diferenciado. É preciso avaliar nossa trajetória e conquistas, para projetar o próximo ano e olhar para os desafios que nos esperam. Os trabalhos em assistência social exigem um comprometimento no dia a dia, pois têm o poder de transformar a vida das pessoas”, declarou Francisco Raimundo.

A cerimônia foi uma ótima oportunidade para permitir a integração entre os servidores do SUAS, sobretudo os recém-empossados pelo funcionalismo público municipal. É o caso da psicóloga Maria Fernanda Bovo Freitas, que atua há dois meses no Centro POP de Hortolândia. “Minha experiência em Hortolândia está sendo muito positiva. No Centro POP contamos com uma equipe ótima. A estrutura que a Prefeitura nos disponibiliza favorece o acolhimento de pessoas em situação de rua, o que nos permite ter olhar diferenciado para o ser humano, para pessoas em situação de rua. Juntamente com o apoio da Secretaria de Inclusão, está sendo possível fazer a diferença na vida das pessoas”, comenta.

Gratidão presente também entre os servidores mais antigos, como a assistente social, Marcela Vicente. A servidora, que atua há 30 anos na Prefeitura de Hortolândia, acompanhou todo o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social na cidade. “É muito gratificante poder trabalhar com questões tão complexas, poder contribuir para a transformação das pessoas, contribuir para tirar essas famílias de situações de vulnerabilidade”, opina Marcela.

Ao longo dos 30 anos da implantação do LOAS em Hortolândia, a Prefeitura promoveu e adotou uma série de ações em equipamentos assistenciais na cidade, como a inauguração de cinco unidades do CRASs. Neste ano, a Administração Pública Municipal reformou as unidades dos CRAS do Jd. Novo Ângulo e do Nova Hortolândia. As unidades receberam reformas para ampliação dos espaços internos, substituição da rede elétrica, instalação de equipamentos de ginástica, intervenções na cobertura e pintura. Os investimentos no atendimento assistencial à população também chegaram ao CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) com a inauguração de um novo prédio, no Vila Real. Como forma de prestar acolhimento assistencial a pessoas em situação de rua, o Centro Pop de Hortolândia recebeu a implementação de novos serviços. O abrigo deve inaugurar a nova sede, no Remanso Campineiro, no ano que vem.

O secretário adjunto de Inclusão e Desenvolvimento Social, Gerson Ferreira, fez um recorte temporal sobre os avanços da assistência social em Hortolândia. “Ao logo desse tempo, a gente enfrentou grandes desafios na implementação do SUAS. Uma história que vem sendo construída com a participação dos servidores, que são fundamentais. Este é um momento de refletir sobre as ações consolidadas, mas também planejar as que ainda serão realizadas. Para o ano de 2024, muitos desafios nos aguardam”, comentou Gerson.

Palestra “Viver não é viver, é conviver”

O encontro com os trabalhadores do SUAS de Hortolândia contou com a palestra “As dores e delícias de ser gente que trabalha com gente”, ministrada pelo filósofo, consultor, mentor e pesquisador da transformação comportamental, Kau Mascarenhas. Por meio da palestra, o público pôde refletir sobre temas como automotivação, tomada de decisão, empatia e criatividade.

“O que são as dores? Tudo aquilo que nos afastam de seres humanos, como crenças diferentes, a nossa incapacidade de fazer contato por conta de vontades e buscas diferentes, linguagens diferentes. Para que tudo dê certo, precisamos criar pontes. O ‘apesar das diferenças’ é que nos aproxima e o curioso é que as mesmas coisas que vêm a nos distanciar podem também nos aproximar. Nesta palestra, a ideia é estender o conceito de amar o próximo. Amar o estranho. Esse é o grande desafio do serviço social, que é atender as pessoas por amor por gente e não somente por aqueles que são próximos”, explicou Kau Mascarenhas.