Operação Tapa-Buraco recupera asfalto em importantes vias de Hortolândia

Trabalho semanal da Prefeitura é intensificado no período chuvoso

Vias de diversos bairros de Hortolândia receberam etapas da Operação Tapa-Buraco realizadas pela Prefeitura de Hortolândia durante a semana. O serviço foi concluído em ruas e avenidas da Vila Real, região do Jardim Rosolém e Terras de Santo Antônio (acesso para Rodovia SP-101), Parque Gabriel (acesso ao Viário Santa Fé), além do Jardim Santa Clara do Lago (acesso avenida da Emancipação) e região central (comércios). Além disso, afundamentos de solo no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e no Jardim das Paineiras foram recuperados e o tráfego normalizado.

A Prefeitura trabalha para evitar o surgimento de buracos e erosões no solo, além de garantir segurança viária, evitando acidentes e danos aos veículos.  A Operação Tapa-Buraco acontece semanalmente, podendo aumentar, dependendo do período das chuvas.

Tecnologia a serviço da população

Em setembro de 2022, a Prefeitura implantou uma tecnologia que utiliza inteligência artificial para monitorar, fiscalizar e apontar problemas que interferem na vida da população, a fim de resolvê-los com agilidade e qualidade. Um deles é o surgimento de buracos nas vias, principalmente em períodos chuvosos, o que atrapalha o deslocamento, causa avarias em veículos, além de prejudicar os esforços realizados para a melhoria da segurança viária.

Câmeras acopladas a um veículo que roda por todas as regiões coletam informações que são enviadas em tempo real, via internet, a um servidor em nuvem para que agentes da Administração Municipal tenham acesso. A quantidade de buracos é mapeada e, por meio dessa tecnologia, as operações para consertar este tipo de dano acontecem com mais precisão.

"Cidade Inteligente"

O programa “Cidade Inteligente”, além de detectar buracos, é capaz de apontar mato nas calçadas, lixo descartado irregularmente, entulho, animais soltos nas vias, tampas de bueiro fora de lugar, sinalização viária apagada, dentre outros. A tecnologia consegue, em apenas quatro minutos, dar o diagnóstico de toda uma rua com fotos e indicadores de qualidade, enviando os dados para um servidor em nuvem, que alimenta um painel de controle operado pelas equipes da Prefeitura.