Eleição para o Comsea de Hortolândia é nesta quarta-feira (06/12)

Pleito selecionará 16 representantes da Sociedade Civil para o biênio 2024-2026

Encerram-se, nesta quarta-feira (06/12), às 19h, as inscrições para a eleição de delegados que atuarão no Comsea (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional) de Hortolândia, durante o biênio 2024-2026. Segundo a Resolução 010/2023, publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município, a plenária específica para a realização da eleição ocorrerá às 18h, no Centro de Formação de Profissionais da Educação “Paulo Freire”, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro.

Podem se inscrever representantes de diversas organizações, inclusive aquelas ligadas à segurança alimentar, movimentos populares, associações comunitárias, organizações não governamentais, movimentos sindicais, instituições religiosas, instituições de ensino e usuários de serviços públicos. Interessados precisam enviar Requerimento de Inscrição, acompanhado de documentos específicos, como ofício da entidade, declaração de vínculo para representantes de usuários e cópia do documento de identificação.

Serão eleitos 16 representantes da Sociedade Civil – oito titulares e oito suplentes, que atuarão de janeiro de 2024 a dezembro de 2026. A ação conta com o apoio da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.

“A participação da sociedade civil na eleição do Comsea é de extrema importância, pois ele é um dos poucos conselhos que possuem na sua composição a maioria das cadeiras com representação da sociedade. Temos quatro cadeiras para o poder público e oito para a sociedade civil. A politica de Segurança Alimentar é importantíssima, pois perpassa por todas as áreas a educação, assistência social, meio ambiente, falando sobre qualidade de vida, falando de distribuição de renda. Temos vários aspectos que envolvem a política de segurança alimentar. A Lei Municipal 3.897, no seu artigo 3, fala sobre a garantia desse direito. Então, quando falamos de sociedade civil, é esse engajamento que precisamos”, afirma a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

Para esclarecimentos adicionais ou dúvidas sobre o processo de inscrição, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou via WhatsApp pelo número (19) 38454920.