Emef “Viva Mais” agora se chama Emef Lourenço Daniel Zanardi

Cerimônia de denominação da unidade escolar, na manhã desta quarta-feira (29/11), contou com a presença do prefeito Zezé Gomes e de familiares do cardiologista que idealizou o “Viva Mais”, programa que promove qualidade de vida e bem-estar junto à população de Hortolândia

A partir de agora, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Viva Mais”, localizada na Rua Paraguai, 152, Jd. Santa Clara do Lago II, tem uma nova denominação oficial, estabelecida pela Lei Municipal N° 4.136, de 18 de maio de 2023. A unidade escolar agora se chama Emef “Lourenço Daniel Zanardi”. Este é o nome do cardiologista idealizador do programa municipal que, há cerca de duas décadas, promove qualidade de vida e bem-estar junto à população de Hortolândia.

A cerimônia oficial, realizada na manhã desta quarta-feira (29/11), contou com a presença de crianças e profissionais da educação da unidade, servidores municipais, vereadores, familiares do médico, bem como dos secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes (titular) e Renato Muccillo (adjunto), e do prefeito José Nazareno Zezé Gomes. A deputada estadual Ana Perugini também participou do evento.

Zezé destacou a amizade de longa data com o médico, a importância de cultivar laços afetivos e de vivenciar a fraternidade. Movido pelo espírito de final de ano, convidou a todos a participar da campanha do Natal Solidário, realizada pelo Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Prefeitura.

Aproximadamente 75 estudantes do 2º ano A, do 4º ano B e do 5º ano A e B, regidos pela professora de música Larissa Filier, interpretaram a canção “Não Custa Nada”, do grupo “Música em Família”, utilizando vocais e flautas. Depois, ao lado de um banner com a imagem do Dr. Zanardi, tiraram fotos com o prefeito e os familiares do cardiologista – os filhos Marlon, nutricionista da Secretária de Educação, Ciência e Tecnologia; e Joyce, enfermeira, doula e cantora, que veio acompanhada do esposo, o engenheiro Freddy Lopes de Souza. A terceira filha do médico, Elissa Valéria, mora no exterior e não pode comparecer ao evento.

Joyce relembrou a trajetória do pai, que veio de família humilde e, por meio do esforço e da educação, chegou ao Ensino Superior, tornando-se médico. “Celebramos que a educação possa mudar nosso destino. Sonhamos que todos que passem por esta escola sejam moldados de modo a transformar a cidade, o Estado e a nação”, afirmou ela. Marlon ressaltou a grande emoção gerada pela homenagem prestada ao pai. “Se ele estivesse aqui, estaria orgulhoso pelo que representa a escola em termos de possibilidade de mudança, de transformar as vidas das pessoas”, afirmou o nutricionista.

Ana Perugini também relembrou momentos da amizade com Zanardi e, numa fala voltada às crianças presentes, comentou da importância das políticas públicas de sustentabilidade, promovidas pela Prefeitura, como a separação e a destinação correta de resíduos e o uso consciente da água. Alertou aos presentes sobre a importância de manter sob os cuidados do Poder Público a captação, o tratamento e a distribuição da água.

Saiba quem foi Lourenço Daniel Zanardi

Médico cardiologista, Lourenço Daniel Zanardi (1947- 2021) foi secretário de Saúde de Hortolândia e desenvolveu o “Hortolândia Viva”, programa intersecretarial de educação e promoção em saúde e qualidade de vida, lançado em agosto de 2009, e embrião do futuro programa “Viva Mais”, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia a partir de 2010. À frente da Saúde municipal, Zanardi sempre ressaltou a importância de cuidar da população por meio da alimentação de qualidade e da prática de atividades físicas e de lazer, em espaços públicos. O médico morreu em decorrência da COVID-19, em 2021.

A Emef Viva Mais foi a primeira escola que recebeu o programa “Hortolândia Viva” e, como destacou a diretora Helena da Costa Paulo, sempre buscou oferecer aos estudantes da unidade melhor qualidade de vida, seja através da alimentação escolar seja por meio de diversas atividades pedagógicas. Por esta razão, a partir de novembro de 2023, a escola passou a se chamar Emef Lourenço Daniel Zanardi, em homenagem à trajetória e ao legado desta personalidade pública, conhecida por seu trabalho e pelo cuidado com as pessoas.

Implantado em Hortolândia em junho de 2010, o Projeto “Viva Mais” busca promover saúde e qualidade de vida, contribuindo também para uma maior longevidade das pessoas, por meio da mudança de foco no trabalho dos profissionais da saúde, que sai do tratamento da doença para a geração de condições de mudança de hábito nas pessoas. O projeto é alicerçado em 13 princípios: alimentação saudável, boa relação de amizade, atividade física, boa relação familiar, qualidade de sono, educação como cidadania, habitação, fé e confiança, segurança, zelo pelo meio ambiente, trabalho, lazer e cultura da paz.