Emef “Viva Mais” mudará de nome a partir desta quarta-feira (29/11)

Unidade escolar ganhará o nome do cardiologista Lourenço Daniel Zanardi, idealizador do programa Viva Mais, que promove qualidade de vida e bem-estar junto à população de Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia promove, nesta quarta-feira (29/11), às 8h, a cerimônia de denominação da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lourenço Daniel Zanardi, localizada na Rua Paraguai, 152, Jd. Santa Clara do Lago II. A partir desta data, a antiga Emef “Viva Mais” ganhará o nome do cardiologista idealizador do programa que promove qualidade de vida e bem-estar junto à população de Hortolândia e que, até então, dava nome à escola.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, durante o evento haverá apresentação musical de estudantes e uma homenagem aos familiares do médico, morto em decorrência da COVID-19, em 2021.

Implantado em Hortolândia em junho de 2010, o Projeto “Viva Mais” busca promover saúde e qualidade de vida, contribuindo também para uma maior longevidade das pessoas, por meio da mudança de foco no trabalho dos profissionais da saúde, que sai do tratamento da doença para a geração de condições de mudança de hábito nas pessoas. O projeto é alicerçado em 13 princípios: alimentação saudável, boa relação de amizade, atividade física, boa relação familiar, qualidade de sono, educação como cidadania, habitação, fé e confiança, segurança, zelo pelo meio ambiente, trabalho, lazer e cultura da paz.

Saiba quem foi Lourenço Daniel Zanardi

Médico cardiologista, Lourenço Daniel Zanardi (1947- 2021) foi secretário de Saúde de Hortolândia e desenvolveu o “Hortolândia Viva”, programa intersecretarial de educação e promoção em saúde e qualidade de vida, lançado em agosto de 2009, e embrião do futuro programa “Viva Mais”, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia a partir de 2010. À frente da Saúde municipal, Zanardi sempre ressaltou a importância de cuidar da população por meio da alimentação de qualidade e da prática de atividades físicas e de lazer, em espaços públicos.

A Emef Viva Mais foi a primeira escola que recebeu o programa “Hortolândia Viva” e buscou oferecer aos estudantes da unidade melhor qualidade de vida, através da alimentação escolar. Por esta razão, a partir de novembro de 2023, a escola passa a se chamar Emef Lourenço Daniel Zanardi, em homenagem à trajetória e ao legado desta personalidade pública, conhecida por seu trabalho e pelo cuidado com as pessoas.

SERVIÇO:

Cerimônia de denominação da Emef Lourenço Daniel Zanardi (antiga “Viva Mais”)

Data: quarta-feira (29/11)

Local: Rua Paraguai, 152, Jd. Santa Clara do Lago II