Escola municipal lança programa de educação musical para estudantes do período integral

Programa Guri, em parceria com o Governo de São Paulo, beneficiará 100 estudantes da Emef Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda

Estudantes da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral, no Jardim Amanda I, terão aulas de musicalização, por meio do programa de educação musical Guri, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura. O evento de lançamento, na manhã desta segunda-feira (27/11), contou com a presença do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, vereadores da região e membros da comunidade escolar. A medida beneficiará diretamente 100 crianças, inscritas na educação integral, naquela unidade escolar.

Para o secretário, o programa contribuirá com a educação de qualidade que a rede municipal oferece aos estudantes. “A música tem o poder de transformar. Por meio deste programa, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver diversas habilidades para a vida. A Secretaria disponibilizou os instrumentos musicais, entre eles violão, flauta e tambor, para que os estudantes tenham a oportunidade de vivenciar a música em sua plenitude”, afirmou Moraes.

Durante o evento de lançamento houve uma apresentação musical dos estudantes inscritos no programa. “A música me emociona. Ver a minha família sorrindo quando eu canto me deixa feliz”, afirmou Samuel Maracajá, estudante do 5º ano, participante do Guri.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura, o Guri é um programa gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, por meio de contrato celebrado com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O programa de educação musical e inclusão sociocultural proporciona aos aprendizes aulas de iniciação musical. Durante aulas lúdicas, os diversos gêneros musicais são abordados, apresentando às crianças desde canções populares e músicas folclóricas a composições eruditas. A variedade de repertório busca manter viva as raízes culturais da própria comunidade, apresentando aos aprendizes novos estilos de música e manifestações culturais.

Segundo a supervisora educacional do Programa, Suellen Magalhães, o Guri atende mais de 70 mil pessoas por ano, em sua maioria crianças e adolescentes entre seis e 18 anos, em quase 400 polos de ensino. “O programa proporciona oportunidade de crescimento cultural e oferece educação musical. Parabenizamos o poder público de Hortolândia por oportunizar esta ação no município”, afirmou Suellen.