Nova creche começa a funcionar em Hortolândia nesta quarta-feira (22/11)

Emei “David Miguel Linardi Pereira”, no bairro Chácara Recreio Alvorada, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (21/11)

Hortolândia acaba de ganhar uma nova creche pública, que atenderá, já a partir desta quarta-feira (22/11), 70 crianças com até três anos de idade, em salas de Berçário I e II, Mini-Grupo e Maternal. É a Emei (Escola Municipal de educação Infantil) “David Miguel Linardi Pereira”, localizada na Rua dos Melros, 406, Chácara Recreio Alvorada, na região Orestes Ôngaro e inaugurada na manhã desta terça-feira (21/11) pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes, em cerimônia oficial que contou com a presença de crianças e familiares, servidores públicos, secretários municipais, vereadores que atuam na região e do empresário Celso Divino Lemes, representante da OSC (Organização da Sociedade Civil) gestora da escola, a Associação Educacional Maria do Carmo Ferreira Paula. O evento teve apresentações musicais do Quinteto Cultura e de 14 crianças do Jardim II da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental) Luiza Vitória Oliveira Cruz, que fica no bairro vizinho, o Parque Orestes Ôngaro.

A nova unidade será gerenciada por meio de um Termo de Colaboração entre a Prefeitura e a Associação Maria do Carmo, que prevê a implantação de mais sete unidades semelhantes em outros bairros da cidade (veja abaixo), até 2024, a fim de zerar a fila de espera por vaga na Educação Infantil.

“A cada dia vemos que a educação que nós fazemos tem uma qualidade diferente da de outras cidades. Não é fácil alugar um espaço como este e contratar uma entidade da qualidade como tem esta OSC. Queremos cuidar de nossas crianças com muita responsabilidade. Somos uma cidade que planeja e planeja para 30 anos à frente”, ressaltou o prefeito.

“Como diz Paulo Freire, o patrono da educação brasileira, educar é um ato de amor. Foi o que antecedeu o dia de hoje, em todos os preparativos para a abertura desta que será a 61ª unidade da rede municipal de ensino”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. Durante a solenidade, o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu, anunciou a chegada ao município, no início de dezembro, de R$ 46 milhões, provenientes do Governo Federal, para cobertura de quadras esportivas, reforma e ampliação de escolas municipais.

Atentas aos informes sobre o início das atividades já no dia seguinte à inauguração, pais e familiares aprovaram o espaço. Além de seis salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para crianças com chuveiros elétricos e circuito de banho, a escola conta com sala administrativa e um enorme espaço gramado na entrada, cercado de flores e árvores, onde fica o playground com brinquedos plásticos.

“Eu tô muito feliz! Estava nessa expectativa. Fiz a inscrição dela e a Secretaria de Educação me chamou. O espaço é muito bom”, afirma a dona de casa Sirlane Paludo, de 40 anos, moradora do Pq. Orestes Ôngaro e mãe de Jasmine de Almeida. Com a abertura da vaga, a garotinha de dois anos saiu da rede particular para ingressar agora no Mini-Grupo, na rede pública.

A também dona de casa Rosângela Maria de Brito Pereira da Silva, de 53 anos, residente no mesmo bairro, comemorava o ingresso dos netos, os gêmeos Tales Henrique e Tomas Gabriel Pereira de Souza, de 11 meses, na nova creche da Prefeitura, em período integral.

“É muito bom para eles, pois não vão ficar mais só eles dois. É muito importante para a convivência deles com outras crianças. Além disso, é importante para mim, que cuido deles e vou poder procurar trabalho”, afirmou a avó das crianças, habituada a trabalhar em empresas, como supervisora, balconista ou na área administrativa.

A nova creche homenageia o garotinho David Miguel Linardi Pereira, filho de Sabrina da Silva Linardi e Ricardo Costa, descrito pelos educadores como “um menino alegre e sorridente, que adorava ir pra creche para ajudar os amiguinhos”. O nome da escola foi indicado pelo grupo de professores e gestores da Emeief Luiza Vitória, onde David estudou entre os anos de 2016 a 2018.

Termo de Colaboração

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a nova creche terá uma “gestão compartilhada”. A OSC será responsável tanto pelo aluguel e manutenção do espaço, quanto pela contratação e pagamento da folha de pessoal, enquanto a Prefeitura fará a supervisão e fornecerá alimentação escolar e, no próximo ano, distribuirá os kits de uniformes.

A Associação Maria do Carmo foi a vencedora do Chamamento Público 03/2023, destacando-se entre os participantes do processo seletivo, conforme os critérios estabelecidos no Edital 91/2023, publicado no dia 28 de agosto, na edição 1944 do Diário Oficial Eletrônico do Município. Segundo o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a unidade escolar do Chácara Recreio Alvorada é a primeira de oito escolas que serão inauguradas por meio deste termo de cooperação.

“Essa parceria é uma grande oportunidade para a nossa rede de educação e para toda a comunidade escolar. Com esta colaboração, esperamos atender todas as famílias da região, uma vez que sempre recebemos novos pedidos de ingresso na rede. Foi com muito carinho que preparamos esse espaço e esperamos que vocês aproveitem muito porque é pra vocês, para os filhos de vocês. Confiem nesses profissionais, essa equipe é muito dedicada”, afirma a diretora Jane Ap. Nery de Carvalho.

Confira as regiões que serão atendidas:

• Jd. Nossa Senhora Auxiliadora

• Orestes Ôngaro

• Jd. Nossa Senhora de Fátima

• Jd. Nova América

• Vila América

• Jd. Amanda (2 unidades)

• Jd. Alvorada