Ação integra a campanha “Dias de consciência, ativismo e cultura” realizada pela Prefeitura durante este mês

As crianças podem aprender sobre tolerância e respeito às diferenças de um jeito divertido. A Biblioteca Municipal de Hortolândia distribui desenhos para colorir de personalidades negras brasileiras e estrangeiras. A distribuição será realizada para usuários até o dia 30 deste mês. A ação integra a campanha “Dias de consciência, ativismo e cultura”, realizada pela Prefeitura durante este mês para marcar o Dia da Consciência Negra. O objetivo é promover o debate sobre racismo e sensibilizar a população sobre o tema. A programação completa da campanha está disponível por meio deste LINK.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, explica que cada desenho tem uma breve biografia da personalidade. Dentre os homenageados estão os escritores Machado de Assis, autor de clássicos da literatura nacional como “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Quincas Borba”, e Maria Carolina de Jesus, autora do livro “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, no qual conta sua vida como catadora de papel e moradora de favela.

Os desenhos também fazem referência a personagens do cinema. Um deles é Pantera Negra, heroi de história em quadrinhos criado nos anos 1960 que é o rei de Wakanda, reino fictício da África. Outra homenageada é a personagem A Pequena Sereia, que nos anos 1980 foi transformada num filme de desenho animado. Neste ano, foi lançada nos cinemas uma versão live action da personagem interpretada pela atriz e cantora negra Halle Bailey.

Para quem quiser colorir os desenhos, a biblioteca disponibiliza lápis de cor, giz de cera e canetinhas hidrocor numa variedade compatível com as diversas tonalidades da pele negra. A atividade é oferecida durante o horário de funcionamento da biblioteca, das 8h às 17h. Depois de coloridos, os desenhos ficam expostos na própria biblioteca. “A participação tem sido grande principalmente de crianças e adolescentes. Eles vêm à biblioteca atraídos pelos desenhos dos personagens do cinema. Com essa ação, valorizamos e damos destaque para para essa data importante para conscientizar o público sobre a importância de respeitar a cultura negra”, ressalta Silva.

A Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .