Hortolândia homenageia Benjamim de Oliveira, um dos primeiros palhaços negros do Brasil

Evento será nesta quinta-feira (16/11), às 19h, no Jd. Amanda

Respeitável público, o circo chegou com Benjamim de Oliveira! Hortolândia poderá conhecer esse artista sensacional. Nesta quinta-feira (16/11), a Prefeitura de Hortolândia e a OSC (Organização da Sociedade Civil) Lona das Artes promovem o evento “Celebrando a vida e a obra de Benjamim de Oliveira”, às 19h, na Escola de Artes Augusto Boal, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/nº, Jardim Amanda. O evento integra a campanha “Dias de consciência, ativismo e cultura”, realizada pela Prefeitura para marcar o dia e o mês da Consciência Negra. O objetivo é promover o debate sobre o racismo e sensibilizar a população sobre o tema. A programação completa da campanha está disponível por meio deste LINK

Benjamim de Oliveira é um dos primeiros palhaços negros do Brasil. É também considerado um dos grandes empreendedores do gênero circo-teatro no país. O artista, cujo nome verdadeiro é Benjamin Chaves, nasceu no dia 11 de junho de 1870. Ao longo de sua carreira, notabilizou-se por seus múltiplos talentos. Além de atuar como palhaço e artista circense, ele foi ator em filmes, cantor, com vários discos gravados, e dramaturgo. Ele adotou o sobrenome de Oliveira em referência ao artista circense Severino de Oliveira, que foi seu mestre e lhe ensinou vários números. Benjamim faleceu no dia 3 de maio de 1954.

Para homenageá-lo, o evento terá números circenses de acrobacia e palhaçaria, que serão apresentados por alunos da oficina ministrada na cidade pela Lona das Artes. Outra atração será a exibição do documentário “Cine circo”, que aborda a vida e a obra de Benjamim. Estudantes do curso técnico do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) farão a declamação de um poema em homenagem a Benjamim de Oliveira. Para estimular o público a chegar pontualmente no horário marcado, haverá distribuição de pipoca grátis nos cinco minutos iniciais do início do evento.