Hortolândia participa do III Encontro Nacional de Bancos de Alimentos

Evento em Brasília, concluído nesta quarta-feira (08/11), buscou discutir desafios e estratégias para a manutenção de Bancos de Alimentos pelo Brasil

Representantes de Hortolândia estiveram presentes no III Encontro Nacional de Bancos de Alimentos, encerrado nesta quarta-feira (08/11), em Brasília. Durante três dias, o evento reuniu dirigentes dos bancos de alimentos brasileiros -- órgãos que integram o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), presidentes de Conseas (Conselhos estaduais de assistência social), prefeitos, secretários municipais e servidores do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome).

Segundo os organizadores do evento, o objetivo principal do 3° encontro nacional foi promover um espaço de diálogo e troca de experiências entre os diversos atores envolvidos na gestão de bancos de alimentos. A última edição do encontro foi realizada no ano de 2017. Assim, a edição deste ano procurou abordar os desafios atuais enfrentados pelos bancos, com destaque para a escassez de doações no período pós-pandemia, e estratégias para superar essa situação.

Dados divulgados pelo MDS mostram que, em 2019, estavam em atividade no Brasil 217 Bancos de Alimentos, 42,8% de natureza pública e municipal, como o da Prefeitura de Hortolândia; e 57,2% não públicos, como o Rede Mesa Brasil Sesc (Serviço Social do Comércio), OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e Ceasas (Centrais de Abastecimento).

"A importância da participação dos gestores nesses eventos é que, para além de um momento de troca, nós continuamos buscando sempre melhorar o nosso trabalho. O Banco de Alimentos de Hortolândia já tem 16 anos e estamos sempre tentando aprimorar o nosso trabalho. Um grande desafio que percebemos no encontro deste ano para todos os bancos é a questão das doações no pós-pandemia. Nós tivemos um momento de alta de doações na pandemia, com muita gente se solidarizando, e agora os bancos sofreram uma queda nas doações. Então, o que estamos discutindo são estratégias para continuar alimentando o banco, pensando também sempre em evitar desperdício e perdas", destacou a diretora do Departamento de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto.

O encontro buscou ainda sistematizar o planejamento de atuação do Comitê Gestor da RBBA(Rede Brasileira de Bancos de Alimentos) para o período de 2024-2027. Além disso, foi realizada a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MDS e a Abracen (Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento), com o objetivo de fornecer suporte técnico para orientar processos de implantação e modernização de bancos de alimentos nas Ceasas brasileiras. Essa iniciativa visa auxiliar os programas sociais de combate à fome a serem executados em âmbito nacional.

Banco de Alimentos de Hortolândia

Há 16 anos, o Banco de Alimentos da Prefeitura de Hortolândia promove a distribuição gratuita de gêneros alimentícios para entidades cadastradas no Programa de Segurança Alimentar. Atualmente, a ação beneficia aproximadamente 1.560 pessoas atendidas nessas instituições. Além das doações periódicas de alimentos, o Banco de Alimentos de Hortolândia realiza oficinas e cursos gratuitos, com foco na geração de renda e educação alimentar e nutricional.