“Capacita Hortolândia” encerra inscrições nesta terça-feira (14/11)

Candidatos que não forem selecionados para os sete cursos ofertados pelo programa social entrarão na lista de espera para o ano que vem

Quem deseja aprender uma nova profissão ainda em 2023 tem a oportunidade de se matricular em um dos cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura de Hortolândia. Isso porque a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social mantém, até a próxima terça-feira (14/11), as inscrições para os cursos do programa social “Capacita Hortolândia”. Ao todo, serão ofertadas 140 vagas para sete cursos profissionalizantes nas áreas de artes de pedraria, barbeiro, cabelereiro, manicure, maquiagem, Pet Shop e confecção de sobremesas. Interessados em participar dos cursos devem preencher um formulário on-line clicando neste LINK.

Podem se inscrever nos cursos moradores de Hortolândia que tenham 18 anos ou mais e sejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal) ou sejam atendidos pelo SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Pessoas assistidas pelos serviços prestados pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), pelo CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social) e pelos programas da Secretaria de Inclusão de Desenvolvimento Social também podem efetivar a inscrição nos cursos. Após o encerramento das inscrições, a Prefeitura dá início à triagem e seleção dos candidatos contemplados. Pessoas que não forem selecionadas entrarão para a lista de espera para os cursos do ano que vem. Os cursos serão ministrados, a partir do dia 21 de novembro deste ano, nos dois CQPs (Centros de Qualificação Profissional) e em outros equipamentos públicos da cidade (consulte endereços completos abaixo).

O procedimento para realizar a inscrição nos cursos é muito simples. Por meio de um formulário on-line, os interessados compartilham informações pessoais, tais como nome completo, endereço, contato telefônico, e-mail, data de nascimento, número do NIS (Número de Identificação Social) utilizado pelo CadÚnico e a renda familiar. No questionário, os candidatos têm a opção de indicar o curso do qual desejam participar e indicar uma opção secundária. Como forma de alinhar a oferta de cursos profissionalizantes aos interesses da população, a Secretaria de Inclusão disponibiliza um espaço de sugestão, para que os munícipes indiquem cursos que gostariam de ter acesso pelo programa “Capacita Hortolândia”.

O Projeto "Capacita Hortolândia" é desenvolvido em parceria com o Instituto Recrie, cuja missão é promover a formação profissional, estimular o empreendedorismo e a empregabilidade, fomentando a inclusão produtiva na região.

Consulte a seguir os cursos profissionalizantes ofertados pelo “Capacita Hortolândia”

Curso: Arte em Pedrarias - 20 vagas

Local: CRAS Jd. Primavera