Movimentado cruzamento de Hortolândia recebe reforço da pintura de sinalização do solo

Trabalho de equipes de Prefeitura acontece durante a madrugada para evitar problemas no fluxo do trânsito

O movimentado cruzamento entre as avenidas Thereza Ana Cecon Breda e São Francisco de Assis, na Vila Real, recebeu, na madrugada desta terça-feira (07/11), a primeira etapa do mutirão do reforço da sinalização de solo realizado pela Prefeitura. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o objetivo da ação é organizar o trânsito, melhorando a visibilidade de pedestres e motoristas para evitar acidentes em um dos cruzamentos mais movimentados de Hortolândia. A repintura inclui faixas de pedestres e legendas como "OLHE".

"Essas avenidas são movimentadas e o sistema tecnologico de segurança viária da Administração Municipal contabiliza diversas infrações neste local. Continuaremos os serviços para evitar acidentes, sempre pedindo a colaboração dos pedestres e motoristas. Este trabalho é essencial para evitar acidentes. Além disso, também durante a madrugada, as equipes realizaram a pintura de uma lombada na Vila São Pedro. O trabalho noturno evita problemas no fluxo do trânsito, facilitando a conclusão das ações pelas equipes”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a construção de uma rotatório no Jardim Aline também está em fase final. O dispositivo é mais um para contribuir com a organização do trânsito e evitar acidentes. "A segurança viária e a preservação de vidas é prioridade em Hortolândia para continuar o desenvolvimento e o crescimento inteligente da cidade. O trabalho em conjunto das secretarias da Administração Municipal está intensificado", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. O sistema tecnológico aponta que os cruzamentos entre as avenidas Olívio Franceschini e Emancipação (Pq. dos Pinheiros), avenida Santana e rua Pastor Hugo Gegembauer (Pq. Ortolândia), avenidas Brasil e Tarsila do Amaral (Jd. Amanda), avenidas São Francisco de Assis e Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real) e ruas Orlando Ghiraldelli com Antônio Fernandes Leite (Jd. Rosolém), já registraram juntos mais de 3 mil notificações desde março deste ano.

As infrações de trânsito mais comuns são conversões proibidas, avanço de sinal vermelho, retorno proibido, estacionamento proibido e falta do uso do cinto de segurança. Cerca de 130 placas instaladas nas ruas e avenidas alertam pedestres e motoristas sobre a funcionalidade do conjunto de fiscalização, com imagens reproduzidas nas telas da Central de Monitoramento, inaugurada no ano passado.