Profissionais da educação de Hortolândia expõem trabalhos em HQ sobre representatividade

Exposição gratuita pode ser vista no Campus Hortolândia do Instituto Federal, durante programação de novembro, o Mês da Consciência Negra

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a Prefeitura promove a exposição “Representatividade Super Importa”, no Campus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), localizado na Av. Thereza Ana Cecon Breda, 1896, na Vila São Pedro. O evento, realizado pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia, produziu obras para enfatizar a importância da representatividade, inclusão, igualdade e diversidade.

Com curadoria do professor de Artes do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, Adelson dos Santos, a exposição reúne 32 desenhos de personagens do universo dos quadrinhos ou do cinema que possuem origem e ancestralidade na cultura africana, tais como Pantera Negra, Tempestade, Super Choque e até a Tenente Uhura, da famosa saga Star Trek. Os trabalhos foram feitos por professores de artes da rede municipal de educação, bem como por artistas convidados, dentre eles Edson Xis, Elisabete Priedols, José Reis, Kalil Felipe, Leidiane Souza, Manuela Rocha, Rafael Noronha e Ricardo Castro. Cada artista empregou diferentes técnicas de desenho para criar as obras, utilizando materiais como lápis de cor, nanquim, grafite e arte digital.

A exposição é gratuita e está aberta à visitação da comunidade escolar do Campus até a próxima segunda-feira (13/11). Ainda de acordo com a Secretaria de Educação, Ciências e Tecnologia, em breve a mostra estará disponível ao público em geral. O local e o cronograma ainda estão em elaboração.

O evento, que ocorre em consonância com a Lei 10639/03, busca não apenas celebrar o Mês da Consciência Negra, mas também destacar a representatividade preta no mundo dos super-heróis para as crianças e adolescentes.

“Você já se perguntou onde estão os negros nas propagandas publicitárias, TV, revistas e mídias diversas? Segundo os dados do IBGE a população negra composta por pretos e pardos representa mais da metade da população brasileira. Isso significa que a maioria da população brasileira ainda é invisibilizada nos meios de comunicação, ambiente escolar e nos espaços de poder. Tal exclusão também se dá devido ao fato que, ao longo da história, construiu-se uma imagem negativa do negro na sociedade brasileira, sempre relacionada ao ser escravo ou descendente de escravos, excluindo a história da população negra anterior ao processo de escravização. Outro fator, é a supervalorização do padrão estético branco que é compreendido como belo e padrão normativo. Deste modo, as identidades que não estão dentro do padrão normativo social são alvos de discriminação. A representatividade negra, caracteriza-se pela importância em incluir, destacar não só a imagem de pessoas negras, mas as diferentes vozes da comunidade negra em diversos setores da sociedade. Ela representa um fator importante para a construção da imagem positiva do negro e fortalecimento da identidade sobretudo para crianças negras, além de contribuir para a desconstrução do preconceito racial”, ressalta a professora Raquel Batista, uma das organizadoras da exposição.

SERVIÇO:

Exposição “Representatividade Super Importa”

Data: até 13/11, segunda-feira

Hora: das 8h às 22h

Local: Campus Hortolândia do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), na Av. Thereza Ana Cecon breda, 1896, Vila São Pedro.