Idosos do Jardim Amanda participam da 1ª Maratona de Lazer

Atividade foi promovida pela Prefeitura de Hortolândia no CCMI do bairro

Exercícios físicos, dinâmica em grupos e muita diversão. Assim foi a terça-feira (31/10) para os idosos cadastrados no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Jd. Amanda, órgão vinculado à Secretaria de Governo, durante a 1ª Maratona de Lazer. A atividade, organizada pela Prefeitura de Hortolândia, promoveu uma bateria de exercícios físicos. Ao todo, quatro grupos organizados pela melhor idade participaram da competição. Idosos cadastrados no CCMI do Remanso também participaram dos jogos.

Durante a maratona, os membros da melhor idade estiveram envolvidos em uma série de atividades recreativas, que contabilizaram nove tipos de desafios. Conforme desempenhavam os exercícios, os grupos contabilizavam pontos. Ao final, a equipe “Pratas da Casa” se sagrou campeão, recebendo um troféu de premiação. O troféu também foi entregue ao grupo “Os Incríveis”, que terminaram em 2º lugar. Já os grupos “Vamos que Vamos” (3º) e “Sapucaí” (4º) receberam medalhadas de premiação.

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, exaltou a animação do público da melhor idade, a quem atribuiu o protagonismo pela história de Hortolândia. “Sentir essa energia do calor humano é algo maravilhoso. É o tipo de energia que nos impulsiona a viver mais. Ao ver esses idosos na Melhor Idade do Amanda, vemos rostos de pessoas que ajudaram a construir nossa cidade. Se hoje Hortolândia é reconhecida por ser uma cidade inteligente e sustentável, muito desse desenvolvimento se deve aos esforços dos idosos, os verdadeiros construtores da nossa história. Por isso, além de promover as obras em todos os cantos de Hortolândia, nossa prioridade maior é com o cuidado das pessoas, desde as crianças aos idosos”, comentou Zezé Gomes, ao anunciar a construção do Parque Socioambiental do Jd. Amanda, que se tornará o maior parque linear da cidade.

Entre as atividades desempenhadas na 1ª “Maratona de Lazer”, os idosos participaram do tiro ao alvo, passe de bola, chute a gol, basquete, boliche as cegas, bambolê no cone, caça ao tesouro, dança do casal e do vassobol, atividade que consiste em fazer gol utilizando vassouras.

Maria José, moradora do Jd. Amanda II, descreve os benefícios em participar do órgão. “Eu participo do CCMI há dois anos. Eu gosto de participar das atividades, pois ativo e minha memória. Essa atividade é maravilha. Já esperamos que tenha outras edições dessa maratona”, opina Maria José.

A coordenadora do CCMI do Jd. Amanda, Josiane Crepaldi, comenta sobre a organização do evento. “Essa ‘1ª Maratona de Lazer’ tem hora para começar, mas não tem hora para acabar. Todas as atividades foram organizadas com muita alegria, com a finidade de convidar nossos membros da melhor idade a sair da rotina. Por isso, preparamos muitas atividades lúdicas, muitas brincadeiras”, afirma.

O secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú, reafirmou o principal compromisso da Administração Pública Municipal. “Esse tipo de atividade demonstra o principalmente planejamento de Hortolândia, que é priorizar o cuidado das pessoas. Mais do que promover intervenções e obras em todos os cantos da cidade, essa é a maior preocupação do nosso governo”, encerra Cafú.

A solidariedade soma pontos

Além dos desafios e brincadeiras, a 1ª Maratona e Lazer do CCMI do Jd. Amanda estimulou a prática da solidariedade entre os membros do órgão, já que um dos critérios de avaliação dos grupos consistia na doação de alimentos e brinquedos para o Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia. Todos os itens arrecadados serão destinados às famílias atendidas pelos FunSol.