Tarifa de ônibus será gratuita em dias de provas do ENEM

Ação da Prefeitura de Hortolândia será válida para a população nos dias 5 e 12

Ações pioneiras que contribuem com a educação seguem em pauta na cidade que se desenvolve com inteligência e sustentabilidade para avançar nos próximos anos. A Prefeitura de Hortolândia custeará a passagem dos ônibus do transporte coletivo urbano nos domingos (5 e 12 de novembro), dias das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Além da passagem gratuita para a população, as linhas de ônibus serão reforçadas para agilizar o transporte de quem participará das etapas da prova.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, a ação proporcionará igualdade ao auxiliar no transporte para locomoção até o local da prova devido à situação de vulnerabilidade social de muitos dos candidatos. A gratuidade será para todos e a máxima utilização diária é de quatro viagens. A medida vale a partir de 0h até as 23h59 destes dias.

Iniciativa válida para contribuir com a população

No dia 22 de outubro, a linha 3.20 (Orestes Ongaro/Terminal Metropolitano de Hortolândia) teve reforço de partidas do sentido Terminal-bairro para ajudar os participantes da prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Nas eleições do Conselho Tutelar deste ano e para Presidente da República, no ano passado, a Prefeitura já havia custeado as passagens de ônibus para contribuir com o deslocamento dos eleitores da cidade.

Fique por dentro das linhas do transporte coletivo

A cidade contabiliza 22 linhas de ônibus do transporte coletivo. Outras informações sobre o trajeto das linhas e horários dos dias de circulação dos veículos do transporte coletivo poderão ser consultadas no site oficial da Prefeitura, disponível neste link: https://servicos.hortolandia.sp.gov.br/carta-de-servicos/mobilidade-urbana/linhas-de-onibus-municipais/.

Melhorias no transporte coletivo de Hortolândia

No ano passado, a Prefeitura apresentou cinco novos ônibus climatizados, que substituíram outros, mais antigos e já estão em circulação. Agora, são 10 veículos com ar-condicionado na cidade. Uma nova linha também foi criada. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o percurso de número 3.46  liga o Jardim Aline ao Terminal Metropolitano de Hortolândia, passando pelo Centro.

Além dos novos veículos climatizados e da nova linha do transporte coletivo municipal,  o "Bilhete Único Especial e Especial Acompanhante" podem ser adquiridos. O cartão concede, no dia a dia, a isenção no pagamento da tarifa nas linhas municipais para acompanhantes de pessoas com deficiências físicas, auditiva, visual, intelectual, múltipla e orgânica que utilizam o transporte público, utilizando a porta dianteira para adentrar ao coletivo. Para adquirir o cartão, os interessados devem ir com os documentos necessários para a realização do cadastro na garagem da Viação Lira, localizada na avenida Santana, 1000, no Jardim Amanda.