Prefeitura apresenta noções básicas de economia e finanças a crianças de Hortolândia durante Gincana “Afro Kids”

Evento piloto, realizado neste domingo (29/10), mobilizou filhos de empreendedores locais

Crianças de Hortolândia, com idades entre seis e 11 anos de idade, a maioria filhos de empreendedores locais, participaram, neste domingo (29/10), da “Gincana Afro Kids”, projeto-piloto promovido pela Prefeitura, em parceria com o Shopping Hortolândia e a Reafro (Rede Brasil de Afro empreendedores). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, o evento buscou trabalhar, junto ao público infantil, de forma lúdica, noções de empreendedorismo e valores financeiros, de modo a ensinar brincando o custo e os valores da moeda e do trabalho.

As 27 participantes, pré selecionadas pelo Espaço Afro Empresarial, passaram por quatro estações: a Roblox, com jogos virtuais e missões a realizar; a das emoções, oficina que trabalhou, por meio de brincadeiras, as noções de ganho e perda; a audiovisual, em que puderam fazer vídeos e apresentar programas aos amigos; e a financeira, em que puderam confeccionar cofres e manusear um dinheiro especial, a “Afromoeda”.

Lígia Barbosa de Souza, empreendedora local e membro do Conselho de Igualdade Racial, levou a filha Ágatha Barbosa da Silva, para o evento. A menina de 10 anos adorou a gincana e quer participar outras vezes, se o evento tiver uma segunda edição.

Esther Fernanda, de 10 anos, filha da empreendedora na área da beleza, Eli Souza, também participou da Gincana “Afro Kids”. A garota diz que, além de se divertir muito e fazer novas amizades, aprendeu sobre educação financeira. Voltou para casa, comentando sobre a experiência.

“Este projeto proporciona o entendimento da real importância de uma construção econômico-financeira. Foi uma tarde incrível onde tivemos cinema, lanche comunitário e uma troca de carinho e respeito com essa turminha de possíveis empreendedores da nossa cidade”, explica Édson Ferraz, coordenador do Espaço Afro Empresarial da Prefeitura, onde a gincana foi realizada. O Espaço fica na loja 234/235B do Shopping Hortolândia, na Região Central.

Presente ao evento piloto, o secretário da pasta, Dimas Correa Pádua, aprovou a experiência. “Foi um evento importante, promovido pela Secretaria, através do Espaço Afro Empresarial, envolvendo crianças com intuito de estimular a compreensão de nossa moeda, seja no âmbito de valor de compra, seja no do valor de uso. Conforme o relato das crianças, foi um dia ‘ótimo’, ‘divertido’, ‘legal’, ‘da hora’, ‘único’, ‘especial’. Para nós, da Secretaria, foi maravilhoso impulsionar o empreendedorismo desde criança. Parabéns a todos os envolvidos”, afirmou Pádua.

Em razão da chuva, os organizadores fizeram uma pequena alteração na programação. Ao invés de o grupo ir ao Empório Jacuba, empreendedores locais, que participam do projeto de economia solidária gerenciado pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, foram até o Espaço Afro Empresarial, para conversar com os pequenos e levar até eles amostras de produtos artesanais que comercializam.