Ruas do Parque Odimar recebem reforço na sinalização de solo

Ação da Prefeitura de Hortolândia garante fluidez do tráfego e segurança viária para o bairro

O Parque Odimar é um importante bairro na questão organizacional e estratégica do trânsito em Hortolândia. As vias do bairro servem como acesso para a avenida da Emancipação e Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101). Além disso, o fluxo do trânsito costuma ser grande já que, na região, está a indústria farmacêutica EMS. A lagoa localizada no bairro também permite a locomoção de pedestres que utilizam o espaço para a prática de caminhadas, por exemplo. Nesta sexta-feira (27/10), equipes da Prefeitura reforçaram a sinalização com a pintura de solo nas ruas.

"A medida contribui para fluidez do trânsito, evitando transtornos e facilitando a circulação de veículos pesados para acessar tanto a rodovia quanto a principal avenida da cidade. O objetivo é garantir a segurança viária na movimentada área. Também foram pintadas vagas para idosos. Mais de 18 mil metros quadrados de sinalização de solo já foram implantados ou repintados desde o começo do ano”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Desenvolvimento da "Cidade Inteligente"

Para garantir a segurança e evitar acidentes, além das diversas ações da Prefeitura, entre elas, a sinalização, a "muralha digital" é uma das principais aliadas nas ruas e avenidas. O sistema tecnológico aponta que os cruzamentos entre as avenidas Olívio Franceschini e Emancipação (Pq. dos Pinheiros), avenida Santana e rua Pastor Hugo Gegembauer (Pq. Ortolândia), avenidas Brasil e Tarsila do Amaral (Jd. Amanda), avenidas São Francisco de Assis e Thereza Ana Cecon Breda (Vila Real) e ruas Orlando Ghiraldelli com Antônio Fernandes Leite (Jd. Rosolém), já registraram juntos mais 3 mil notificações desde março deste ano.

As mais comuns são conversões proibidas, avanço de sinal vermelho, retorno proibido, estacionamento proibido e falta do uso do cinto de segurança. Cerca de 130 placas instaladas nas ruas e avenidas alertam pedestres e motoristas sobre a funcionalidade do conjunto de fiscalização, com imagens reproduzidas nas telas da Central de Monitoramento, inaugurada no ano passado.