Semana é iniciada com mutirão de poda do mato na Av. Olívio Franceschini

Prefeitura de Hortolândia também realiza diversas ações para zeladoria pela cidade

A avenida Olívio Franceschini, uma das mais movimentadas da cidade recebeu, nesta segunda-feira (23/10), o início do mutirão de poda do mato e limpeza que acontecerá em toda a extensão da via. A ação de zeladoria que contribui para a segurança viária, melhorando a visibilidade de pedestres e motoristas, segue desde o cruzamento com a avenida da Emancipação, sentindo Terminal Metropolitano. Também neste início de semana, as equipes da Prefeitura foram distribuídas para o mesmo serviço na Estrada Velha Campinas-Monte Mor, na unidade de saúde do Parque Orestes Ôngaro, em espaços públicos do Jardim Amanda e na avenida Brasil, onde a Administração Municipal realiza a revitalização do canteiro central da via.

"A poda do mato e a limpeza segue em andamento, todos os dias, em praças, parques, ruas, avenidas, unidades de saúde e ensino e em áreas verdes, diariamente, em todas as regiões da cidade. Estes serviços são realizados por meio de um cronograma que aponta os locais com mais necessidade de intervenções", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Mais zeladoria

Agora, o caminhão-pipa molha as plantas e flores das praças e espaços públicos no período noturno. Além disso, é realizada a lavagem das ruas e avenidas a cada 10 dias. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além dos jardins e dos canteiros centrais das vias, o trabalho dos caminhões-pipa prioriza as áreas externas de unidades de saúde, ensino e comércios.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.