Equipes da Prefeitura intensificam ações de zeladoria e remoções de árvores após forte temporal

Mais de 30 milímetros de chuvas foram registrados em Hortolândia nas últimas 24 horas

O mutirão de zeladoria e limpeza em Hortolândia foi realizado durante toda a terça-feira (17/10) para intensificar a recuperação dos espaços públicos após, novamente, fortes chuvas com rajadas de vento atingirem a cidade nas últimas 24 horas. Segundo a Defesa Civil, no período, foram registrados aproximadamente 33 milímetros acumulados. A marca não coloca o município em Estado de Atenção, mas, os fortes ventos contribuíram para a queda de 10 árvores em diferentes regiões da cidade. As equipes da Administração Municipal realizaram a remoção destas árvores, além de material orgânico, lixo e outros materiais descartados irregularmente.

"Mesmo com o mutirão diário de limpeza para manter o cuidado e a zeladoria, materiais descartados irregularmente contribuem para enchentes, alagamentos e rompimento de tubulações que causam o surgimento de buracos e erosões no solo. A queda das árvores, que acontecem também com os fortes ventos que chegam junto com a chuva, é outra situação na qual as equipes agem rápido para evitar maiores transtornos, além de liberar as ruas e demais espaços públicos. Com o trabalho da Prefeitura e a contribuição da população descartando os materiais, gratuitamente nos PEV's (Pontos de Entrega Voluntária) localizados em todas as regiões da cidade, conseguiremos passar por esta época de chuvas", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou 3867-6050.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Ocorrências

•Queda de 10 árvores: