Descartar objetos cortantes e pontiagudos de maneira correta evita acidentes com os coletores

Prefeitura de Hortolândia conscientiza a população para contribuir com os trabalhadores da limpeza urbana

Os coletores são os responsáveis por manter Hortolândia limpa com o trabalho realizado, diariamente, em todas as regiões da cidade. As equipes da Prefeitura estão nas ruas para contribuir com a população. Mas, a população também pode contribuir com os trabalhadores na hora de descartar o lixo produzido nas residências. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, para evitar acidentes com quem deixa nossa cidade sempre  limpinha e agradável, há diversas formas de descartar objetos cortantes, como vidros e cerâmicas, e pontiagudos, como, por exemplo, espetos de madeira e seringas usadas.

"Por vezes, mesmo com a utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual), são registrados acidentes como cortes e perfurações com coletores pelo mau descarte destes materiais. Os vidros podem ser descartados em caixas de sapato, de leite ou serem colocados dentro de garrafas pets, criando uma proteção contra cortes. Mesmo procedimento para objetos pontiagudos. As seringas devem ser deixadas nas unidades de saúde mais próximas. Estes simples procedimentos contribuem com os coletores que, após um dia de trabalho, podem ir descansar tranquilos com seus familiares", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Contêineres azuis

Nos contêineres, distribuídos nas principais avenidas de todas as regiões de Hortolândia para o descarte regular do lixo doméstico,  devem ser  descartadas embalagens plásticas (sacolas ou sanitos) restos de alimentos, papéis, além de embalagens de produtos usados. Estes resíduos podem ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo descartado é recolhido e o contêiner recebe a desinfecção, por meio de maquinário, e volta ao local instalado.  Fica proibido o descarte de pneus, materiais recicláveis, eletrodomésticos, móveis, galhos, lâmpadas, vidros, entulhos e remédios.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia também oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.