Após fortes chuvas, Prefeitura de Hortolândia realiza mutirão de limpeza

Parque Dorothy ficará fechado nesta segunda-feira (09/10) para segurança dos visitantes

As equipes da Prefeitura de Hortolândia realizam, por toda a cidade, mutirão de limpeza, serviços e recuperação de áreas públicas após as fortes chuvas registradas no final de semana (confira lista de locais abaixo). De acordo com o Cemaden (Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), órgão do Governo Federal, no domingo (08/10), foram registrados 124 milímetros em 72 horas na cidade. Só nas últimas 24 horas, 77 milímetros contabilizados em Hortolândia. Segundo a Defesa Civil municipal, a cidade permanece em Estado de Atenção. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou 3867-6050.

"No final da semana passado, as equipes da Administração Municipal já haviam realizado um grande mutirão de limpeza por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade, na ocasião. O trabalho, agora, foi retomado e segue intensificado pelas próximas horas para manter o cuidado e a zeladoria. Pedimos também o apoio da população para descartar corretamente, o lixo e qualquer tipo de material. O descarte irregular é um forte contribuinte para situações de enchentes, alagamentos e rompimento de tubulações que causam o surgimento de buracos e erosões no solo", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

Conforme comunicado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, devido às fortes chuvas e com o objetivo de garantir a segurança da população, o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang estará fechado hoje devido à necessidade de manutenção.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Ocorrências

•Alagamento nas vias às margens do Parque Chico Mendes - Região central (água escoada e via liberada)

•Alagamento nas vias às margens do Parque Socioambiental Lago da Fé  -  Parque Gabriel (água escoada e via liberada)

•Alagamento nas vias às margens da Lagoa do Jardim São Bento (água escoada e via liberada)