Equipes da Prefeitura realizam mutirão de limpeza e zeladoria após fortes chuvas em Hortolândia

Foram intensificados os serviços de limpeza geral, poda do mato e varrição em todas as regiões da cidade

As equipes da Prefeitura fortalecem o compromisso com o cuidado e a zeladoria na cidade para continuar o desenvolvimento inteligente e sustentável em Hortolândia. Durante toda a quinta-feira (05/10), diversas ações para limpeza foram realizadas. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, o trabalho foi intensificado devido as fortes chuvas que atingiram a cidade na quarta-feira (04/10). Segundo a Defesa Civil, oito árvores caíram com a força da tempestade e a retirada delas acontece de maneira acelerada. Nenhum ponto de algamento foi registrado e não há vias interditadas.

A poda do mato segue nos parques socioambientais Chico Mendes, na região central, e Lago da Fé, no Parque Gabriel. O mesmo serviço acontece na área interna do OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. No lado externo deste parque, a Administração Municipal realiza um mutirão de limpeza de bueiros. "A importância do descarte correto e regular de todos os tipos de materiais contribui para o desenvolvimento da cidade. Pedimos a colaboração da população já que, durante todo o dia, foram retiradas garrafas pets, embalagens de plástico e diversos materiais dos bueiros. O crime ambiental causa enchentes, alagamentos, erosões, na época das chuvas, além do acúmulo de sujeira", comenta o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

O canteiro central das avenidas São Francisco de Assis, Emancipação e de todas as avenidas do Jardim Amanda também receberam a poda do mato, serviço que contribui com a limpeza, embelezamento e segurança viária, facilitando a visibilidade dos motoristas e pedestres. Já as equipes de varrição atuam, todos os dias, em todos os espaços públicos das cinco regiões da cidade. Seguem em andamento, também, durante as madrugadas, o serviço de varrição mecanizada.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Contêineres azuis

Nos contêineres, devem ser descartados em embalagens plásticas (sacolas ou sanitos) restos de alimentos, papéis, além de embalagens de produtos usados. Estes resíduos podem ser depositados pela população no dispositivo, a qualquer hora. O lixo descartado é recolhido e o contêiner recebe a desinfecção, por meio de maquinário, e volta ao local instalado. Fica proibido o descarte de pneus, materiais recicláveis, eletrodomésticos, móveis, galhos, lâmpadas, vidros, entulhos e remédios.