Sabesp e Prefeitura reforçam ações para o saneamento básico em Hortolândia

Acontecem, diariamente, diversos trabalhos simultâneos em diferentes regiões da cidade

A zeladoria em Hortolândia também está intensificada com diversas ações para o correto funcionamento das redes coletoras de esgoto e de águas pluviais em todas as regiões da cidade. Desde a semana passada, equipes da Prefeitura em parceria com a Sabesp ( Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realizam, diariamente, ações que contribuem, também, com o meio ambiente. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, os trabalhos seguem um cronograma elaborado percorrendo, periodicamente, todos os bairros da cidade.

A manutenção para evitar desgastes em todo o sistema foi reforçada, nos últimos dias, no Paque Perón, Jardim Malta e em bairros da região do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A fiscalização contra descartes irregulares nas redes segue a todo vapor no Jardim Amanda e na Vila Real, onde as equipes também fazem vistorias para novas implantações de redes coletoras. Serviço semelhante é feito no Jardim São Jorge. Além disso, todos os reservatórios de água que abastecem Hortolândia receberam um mutirão de fiscalização para manter o funcionamento de maneira ajustada.

De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além do serviço de fiscalização contra o crime ambiental, a Administração Municipal também intensifica a implantação de redes coletoras em pontos do Parque Ortolândia e entre a passagem de nível sob a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101) até o Jardim São Bento, trabalho que, além do bairro, beneficia diversas residências e empresas localizadas no Jardim Stella e Chácaras Luzitana.

Faça sua parte e denuncie

Como parte da iniciativa, os cidadãos têm a oportunidade de colaborar relatando ligações irregulares de esgoto. O aplicativo Agenda Verde, disponível nas plataformas Google Play e App Store, permite que os moradores façam denúncias por meio de seus dispositivos móveis. A identidade dos denunciantes é mantida em sigilo absoluto. Além disso, é possível reportar casos por telefone, ligando para a Secretaria de Serviços Urbanos através do número (19) 3897-9800. Quando uma ligação irregular de esgoto é confirmada, os proprietários dos imóveis são notificados oficialmente pela Prefeitura.