Praças da Penha e do Pastel recebem ações para embelezamento e zeladoria

Trabalho da Prefeitura de Hortolândia ajuda a manter as áreas de lazer em boas condições de uso

As praças da "Penha" e do "Pastel", localizadas na região do Jardim Nossa Senhora de Fátima, recebem mutirão de zeladoria realizado por equipes da Prefeitura de Hortolândia. Para deixar os locais mais agradáveis e contribuir com o uso consciente da população, acontecem, nos espaços públicos, a colocação de banquinhos e mesinhas de madeiras para, por exemplo, um picnic. Além disso, nas áreas, são plantadas flores para o embelezamento e o reforço da limpeza.

Zeladoria também em outros espaços

Durante a semana, a poda do mato foi concluída em áreas verdes próximas ao Fórum Municipal, em praças nos jardins Minda, Adelaide e nas regiões central e do Jardim Santiago. Em toda a extensão do Corredor Metropolitano e de avenidas no Vila Real, além da avenida Santana, o mutirão de poda também foi concluído. A área interna do campo de futebol do Jardim Nova Europa está com "a grama em dia", para a disputa das partidas de futebol no final de semana. A limpeza e a varrição acontece, diariamente, em todos os espaços públicos das cinco regiões da cidade.

Jd. Amanda

No Jardim Amanda, a Prefeitura realiza a manutenção dos poços de visita, sistema de entrada das redes subterrâneas de esgoto e águas pluviais. A manutenção das guias e sarjetas da calçada de ruas e a troca de tampas dos bueiros é mais uma ação de zeladoria concluída no bairro.

Mantenha a cidade limpa

A Prefeitura de Hortolândia oferece Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para que a população possa realizar o descarte correto de resíduos recicláveis e reaproveitáveis, tais como entulhos de construção, plástico PET, isopor, sofás, colchões velhos e aparelhos eletrônicos (televisão, computador, ventilador, entre outros). A lista completa de PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, através do LINK.

A colaboração ativa dos moradores também é importante para denunciar qualquer tipo de ação irregular por meio do aplicativo do programa Agenda Verde, disponível gratuitamente para download nas plataformas Google Play e App Store. Para coibir essa prática, a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas), prevê a aplicação de multas para o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas. Os valores das penalidades variam de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia). No caso do descarte irregular em terrenos particulares, a multa também varia de 25 a 10.000 UFMHs.

Zeladoria

Agora, o caminhão-pipa molha as plantas e flores das praças e espaços públicos no período noturno. Além disso, é realizada a lavagem das ruas e avenidas a cada 10 dias. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, além dos jardins e dos canteiros centrais das vias, o trabalho dos caminhões-pipa prioriza as áreas externas de unidades de saúde, ensino e comércios.