Profissionais da Saúde reforçam cuidados necessários diante da onda de calor

Hortolândia deve registrar temperatura de 37º C e umidade relativa do ar de 20%, neste domingo (24/09)

Desidratação, ressecamento da pele, aumento da temperatura corporal e transpiração excessiva. A exposição às ondas de calor pode trazer impactos diretos à saúde. Diante do aviso meteorológico especial de nível vermelho, que indica grande perigo, sinalizada, nesta semana, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o Ministério da Saúde divulgou, nessa quarta-feira (20/09), recomendações para a população se proteger das altas temperaturas. De acordo com as projeções do Inmet, Hortolândia deve registrar, nos próximos dias, temperaturas elevadas, alcançando, neste domingo (24/09), temperatura máxima de 37º C e umidade relativa do ar próxima dos 20%. Em casos de sintomas graves de insolação ou golpe de calor, a Prefeitura de Hortolândia orienta as pessoas a procurarem uma UBSs (Unidade Básica de Saúde) mais próxima.

Influenciada por uma forte massa de ar quente, a elevação da temperatura pode ultrapassar os 40º C em algumas regiões do país. Com o tempo seco e a baixa umidade do ar, alguns sintomas podem surgir, como problemas respiratórios, ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as orientações compiladas pelo Ministério da Saúde sobre os cuidados necessários para se proteger do calor, a hidratação continua imprescindível para manter o corpo sob a temperatura ideal de funcionamento. Além da ingestão de água, a hidratação pode ser realizada por meio de frutas naturais, sem adição de açúcar. Outra sugestão é evitar o consumo de bebidas com elevado teor de açúcar e dar preferência a alimentos leves, pouco condimentados.

Para a médica da Secretaria Municipal de Saúde, Drª Regina Happ, a hidratação requer cuidados redobrados para dois públicos específicos. “As crianças e as pessoas idosas têm uma tendência a não tomar água, apresentando uma resistência em pedir, em falar que querem se hidratar. Por isso, é importante que nós facilitemos esse processo, oferecendo água para as crianças e para os idosos. Para quem não tem o hábito de tomar água, oriento que coloque alguns lembretes em lugares estratégicos da casa, como na geladeira, no espelho”, sugere.

Regina Happ destaca, ainda, a importância de se utilizar o protetor solar. “As pessoas têm uma tendência a lembrar do protetor solar apenas quando vão à praia. Nesses dias de intenso calor, temos de abusar do uso do protetor solar, não esquecendo de passar o produto nas crianças e idosos”, finaliza Regina Rapp. Outra orientação importante é que o protetor solar deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.

Em casos de insolação ou “golpe de calor”, procure uma unidade de saúde

A insolação é uma condição séria provocada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Essa condição faz com que o corpo ultrapasse os 40º C de temperatura, inibindo os mecanismos de transpiração e resfriamento do corpo. Já o “golpe de calor” é uma condição ainda mais severa, que pode ser potencializada pela realização de esforço físico em ambiente superaquecido. Uma pessoa acometida pelo “golpe de calor” pode registrar temperatura de 41º C em poucos minutos, já que o sistema de regulação da temperatura corporal pode ser desativado.

Diante de quaisquer sintomas como dores de cabeça, tonturas, convulsões, vômitos, diarreia e baixa pressão arterial causadas por essas condições, uma unidade básica de saúde deve ser procurada. A Secretaria de Saúde de Hortolândia orienta que os usuários do sistema básico de saúde do município se desloquem às unidades portando garrafas d’água. A medida visa não apenas incentivar a hidratação e evitar a concentração de pessoas próximas aos bebedouros, mas também reduzir os impactos ambientais causados pelo uso excessivo de copos plásticos.

Consulte abaixo algumas orientações do Ministério da Saúde para se proteger do calor

•Evite bebidas alcoólicas e com elevado teor de açúcar;

•Se possível, feche cortinas e/ou janelas mais expostas ao calor e facilite a circulação do ar;

•Abra as janelas durante a noite;

•Utilize menos roupas de cama e vista-se com menos roupas ao dormir, sobretudo, em bebês e pessoas acamadas;

•Informe-se periodicamente sobre o estado de saúde das pessoas que vivem só, idosas ou com dependência, que vivam perto de si e ajude-as a protegerem-se do calor;

•Mantenha ambientes úmidos com umidificadores de ar, toalhas molhadas ou baldes de água.

•Mantenha medicamentos abaixo de 25º C na geladeira (ler as instruções de armazenamento na embalagem);

•No período de maior calor, tome banho com água ligeiramente morna. Evite mudanças bruscas de temperatura.

•Evite a exposição direta ao sol, em especial, de 10h às 16h;

•Se expor ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta deixa a pele vermelha, sensível e até com bolhas. Use protetor solar;

•Use chapéus e óculos escuros;

•Proteja as crianças com chapéu de abas;

•Use roupas leves e que não retêm muito calor;

•Diminua os esforços físicos e repouse frequentemente em locais com sombra, frescos e arejados;

•Em veículos sem ar-condicionado, deixe as janelas abertas;

•Não deixe crianças ou animais em veículos estacionados.